Diário Política

Jogos Escolares Amapaenses 2022 é lançado

Jogos foram divididos em três fases (municipal, estadual e nacional) nas categorias de 12 a 14 anos e 15 a 17 anos.


As secretarias de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) e da Educação (Seed) lançaram nesta quarta-feira (27) os Jogos Escolares Amapaenses 2022 – fase municipal. O evento aconteceu no auditório da Seed. Na ocasião, foi apresentado o cronograma da competição, que será de forma simultânea nas categorias de 12 a 14 anos, e de 15 a 17 anos.

Ao todo, serão três fases. A primeira é a municipal, no mês de maio. Nesta etapa, os 16 municípios do estado foram divididos em oito zonas, com disputas apenas nas modalidades coletivas de basquete, futsal, handebol e vôlei.

Os vencedores das zonas, no masculino e no feminino, irão para a fase estadual, que também terá modalidades individuais, iniciando no dia 3 de junho, em Macapá.

Os campeões garantem vaga na etapa nacional. A Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) realizará as competições para atletas de 12 a 14 anos. Já o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) é responsável pelo torneio de 15 a 17 anos.

Na próxima semana, a Seed enviará para as escolas públicas e privadas, a ficha e o guia de inscrição para a fase municipal. “É muito importante essa parceria do esporte e educação. Neste mês de abril, o Governo realizou a seletiva Gymnasiade e mostrou que todas as secretarias estão unidas pelo desenvolvimento do esporte amapaense”, destaca o secretário do Desperto em exercício, Ronaldo Almeida.

O lançamento contou com a presença de professores e atletas de tênis de mesa, vôlei de praia e wrestling. “Sou professora de educação física e sei do valor do esporte e o quanto ele ajuda as nossas crianças. O esporte pode não mudar a realidade econômica do jovem, mas com certeza é uma ferramenta formadora de cidadãos”, comentou a técnica da seleção amapaense de wrestling, Márcia Costa.

O lutador Ruan Rocha, que faz parte da seleção brasileira de Wrestling e vai representar o país na etapa internacional da Gymnasiade, lembrou que foi na competição estudantil que ele deu os primeiros passos no esporte.

“Foi através dos Jogos Escolares que conquistei a minha primeira medalha e isso abriu portas e hoje estou na seleção brasileira e vou disputar o mundial escolar na França”, finalizou o estudante-atleta.

Os Jogos Escolares só estão sendo realizados por causa da queda no número de casos da Covid-19 em todo o estado. A expectativa é que mais de 3 mil alunos participem.


Deixe seu comentário


Publicidade