Esportes

Morre Ernesto Dias Neto, um dos pioneiros do basquete amapaense

‘Filé’, como ficou popularizado, foi grande incentivador do esporte local, fundando escolinhas para comunidades carentes; formou várias gerações de atletas.


Douglas Lima

Da Redação

Morreu nessa sexta-feira, 27, aos 74 anos de idade, o professor de educação física Ernesto Sebastião Dias Neto, o ‘Filé’, que se encontrava numa das UTIs do Hospital São Camilo, onde o desenlace ocorreu às 19h40min.

Filé deixou os filhos Andréa, Mônica, Jane e Alessandro, frutos de seu primeiro casamento, e mais três filhos do segundo matrimônio, além de sete netos.

 

Ernesto Sebastião Dias Neto se destacou no atletismo como um dos maiores corredores do Amapá, tendo também atuado como treinador de vários times e da Seleção Amapaense de Basquete.

Filé parte como grande incentivador do basquete local, fundando escolinhas desse esporte para comunidades carentes de Macapá. Formou várias gerações de atletas.

Às 10h deste sábado, no Ginásio Avertino Ramos, ex alunos, atletas e cadeirantes fazem partida de basquete em homenagem de despedida a Ernesto.

O prefeito Clécio Luís, que foi genro do pioneiro na popularização do basquete amapaense, em Nota de Pesar, pontua que Filé deixou ensinamentos incríveis, como seu companheirismo e amor pela família.

“Convivi de perto com ele; pude observar a sua maneira de simplificar as coisas. Era um homem do bem. Não acumulava sentimentos negativos e deixava que o tempo cuidasse rapidamente de sarar qualquer machucado que a vida traz.”, diz o prefeito na Nota de Pesar.

Clécio também diz, na Nota, que Ernesto Sebastião Dias Neto fazia de cada experiência um rico processo de aprendizagem, e ainda que foi sempre um avô amoroso, e “agradeço profundamente a ele por todo esse carinho dedicado aos seus netos, especialmente às minhas filhas”.


Deixe seu comentário


Publicidade