Esportes

PM é o primeiro amapaense a concluir o circuito de triatlhon IronMan

O Cabo da Polícia Militar do Amapá, Samuel Pinheiro, de 33 anos, se tornou o primeiro amapaense a concluir todas as etapas da prova de um maiores eventos de triatlhon da América Latina.


Lana Caroline
Da Redação

 

O Cabo da Polícia Militar do Amapá, ingressou as fileiras da corporação em 2008, Samuel Pinheiro Ribeiro, de 33 anos, pratica esportes desde a infância e a cada ano busca superar marcas e quebrar barreiras. Recentemente, o militar esteve participando de um dos maiores eventos de triatlhon da América Latina, o IronMan Brasil, que aconteceu no último final de semana em Florianópolis (SC). Ele se tornou o primeiro amapaense a concluir todas as etapas da prova em 12h06m37seg.

“É a primeira vez que participo desta prova, que é um triatlhon de longa distância em que o atleta tem o prazo máximo de 17 horas para percorrer 3800m natação, 180km de ciclismo e 42 km de corrida. Eu sinto uma grande felicidade em ter concluído essa prova, pois amo o meu Estado e sinto orgulho de ser amapaense e policial militar. Tornar-me um IronMan é uma grande satisfação e ser o primeiro do Amapá é uma benção dobrada.”, disse o militar.

 

Para completar todo esse percurso de natação, ciclismo e corrida foi preciso ter bastante motivação e garra. O atleta foi treinado pelo coach de triatlhon Dilson Pará.

Para Samuel, existem alguns fatores que o motivaram a conseguir cruzar a linha de chegada.

“São três coisas que me motivaram: falar do amor de Deus através do esporte; superação pessoal e provar que com disciplina e resiliência podemos alcançar nossos sonhos; não precisa ser o melhor das modalidades, mas você precisa ser constante em todas. Nunca fui um atleta excepcional, mas sempre busquei dar o meu melhor com as condições que tenho para motivar as pessoas a buscarem a qualidade de vida através do esporte.”, expressou.

Quando ouviu falar sobre o IronMan, o atleta decidiu comprar uma bicicleta para começar os treinos. Além disso, conhecer outras pessoas que já concluíram provas de Endurance (ultramaratonas e IronMan) foi um dos motivos para querer participar. Desde muito novo o Cabo da PM/AP pratica esporte. Foi atleta de natação na infância e tomou gosto por outras modalidade como corrida, ciclismo, jiu-jitsu e esportes coletivos.

“Sou atleta de natação desde os nove anos de idade. Comecei a gostar de correr quando ingressei na Polícia Militar e depois tive a oportunidade de ir para Força Nacional de Segurança Pública. Em relação ao ciclismo, foi um dos meios de transporte na infância, mas que hoje em decorrência do triatlhon tornou-se uma nova paixão. Pratico jiu-jitsu, mas em razão do treino de triatlhon dei uma parada. Cabe ressaltar que sou atleta amador, apaixonado por esportes”, disse.

 

Além do Iron Man, Samuel participou de outras provas como nado em abertas abertas (1000m e 3000m) e aquatlhon (natação e corrida); Triatlhon na distância sprint (750m, 20km, 5km), em Brasília e Macapá no evento denominado Triatlhon dos Amigos Amapá;

Triatlhon Endurance da MKS (Brasília/DF); UrsoMan (São Luís/MA) e Cabra da Peste (Combuco-CE), eventos na distância 1900m de natação, 90km de ciclismo e 21 km de corrida.

 

“Ainda preciso treinar muito para ser pódio nessas provas. Até o presente momento minhas melhor colocação em provas de Endurance foi top 7 na categoria. O objetivo é daqui a 4 anos começar a dar trabalho nas competições e colocar o Amapá no pódio”, encerrou o Cabo.


Deixe seu comentário


Publicidade