Esportes

Prefeitura de Macapá cria Comitê Paralímpico e Paradesportivo Municipal

O objetivo é incentivar e apoiar a prática esportiva de paratletas e paradesportistas em todas as suas modalidades, principalmente nas escolas.


Na terça-feira (21) foi comemorado o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física e a Prefeitura de Macapá criou o Comitê Paralímpico e de Paradesporto Municipal buscando incentivar e apoiar a prática esportiva de atletas com qualquer deficiência – seja motora, visual, física, auditiva ou cerebral. O evento de assinatura do decreto 5.047 de 2021 aconteceu nesta terça-feira (21).

“Enquanto gestão, temos o dever de assegurar os direitos relativos à saúde, esporte e lazer das crianças e dos adolescentes com qualquer deficiência. Esse Comitê foi criado para incentivar, principalmente, o esporte na base escolar”, destacou o prefeito Dr. Furlan.

O Comitê tem o compromisso de promover a participação de paratletas e paradesportistas no esporte em todas as suas modalidades, desenvolvendo programas e ações voltadas aos profissionais da área do esporte paralímpico ligado à rede escolar municipal.

“Nosso objetivo é despertar nas pessoas com deficiência o interesse ao esporte e incluí-las na prática. Para isso, vamos fomentar desde cedo nas escolas municipais. É um compromisso que temos a honra de assumir”, afirma o coordenador de Esporte e Lazer, Cleudo Trindade.

Participaram do evento cerca de 20 atletas da Federação de Paradesporto do Amapá (FPA). Yndiraima Cunha é a presidente e contou emocionada sobre as medalhas que a equipe trouxe para casa. “Competimos nos jogos paralímpicos universitários e ganhamos 39 medalhas para o nosso estado”, comemorou.
“Nossas lutas são diárias e somos valorizados por meio do esporte. Por isso, é tão importante para a gente esse momento”, finaliza a paratleta.
Leonam Pinheiro é paratleta do tênis de mesa e de basquete. Para ele, o esporte mudou a sua vida. “Há 10 anos que eu iniciei no esporte e foi através dele que eu percebi que minha vida não tinha acabado, que todo dia era uma possibilidade de viver algo novo”, disse emocionado.
epresentantes do Comitê
Farão parte do Comitê Paralímpico e de Paradeposto Municipal as secretarias municipais de Direitos Humanos, Educação, Mobilização e Participação Popular e coordenadoria de Esporte e Lazer. Além deles, a Federação de Paradesporto do Amapá (FPA), Associação dos Deficientes Físicos do Amapá (ADFAP), Associação Amapaense de Esporte Adaptado e a Universidade Federal do Amapá.

Deixe seu comentário


Publicidade