Esportes

Projeto oferece aulas de natação para crianças carentes

Peixinhos Voadores



 

Há quase 13 anos, o projeto Peixinhos Voadores, executado pela Polícia Militar do Amapá, incentiva a prática esportiva de crianças e adolescentes em risco social.

Coordenado pelo pentacampeão de natação, Sebastião Mota, o projeto já conseguiu atender milhares de crianças nas cidades de Macapá, Santana e Mazagão, bem como no Igarapé da Fortaleza.

As inscrições para participar do projeto são gratuitas e ocorrem nos pólos, durante todo o ano. A única exigência para participar é a criança ou adolescente estar regularmente matriculado na escola. Em Macapá, as inscrições são feitas no Comando Geral da Polícia Militar.

O Peixinhos Voadores tem atividades para menores de 4 a 17 anos de idade. Além de natação, crianças e adolescentes aprendem sobre cidadania, relacionamento com a família e outros valores sociais.

O coordenador do projeto, Sebastião Mota, explica como surgiu o projeto. “Após levantamento nos arredores do batalhão, verificou-se a carência da comunidade e o alto índice de violência. As crianças precisam de alguma ocupação após o horário escolar e nada melhor que o esporte para que elas aprendam a ter responsabilidade e disciplina”.

Em Macapá, mais de oitocentos alunos já estão matriculados. No ano passado, mais de 12 mil crianças e adolescentes participaram do projeto. O pensamento dos coordenadores do projeto é levar natação para outros municípios do estado.

Para 2015, a expectativa é de uma expansão ainda maior, já que nos últimos anos falta de recursos fez com que o projeto passasse por algumas dificuldades. Mesmo assim as crianças continuam tendo as aulas de natação.


Deixe seu comentário


Publicidade