Esportes

Projeto ‘Renovação’ incentiva a prática de esportes e a qualificação profissional para socioeducandos da Fcria

A qualificação é uma forma de habilitar os socioeducandos como profissionais; incentivo às habilidades esportivas também é uma forma de inserir os adolescentes no convívio social de forma saudável


 

O Governo do Amapá lançou nesta quarta-feira, 29, o projeto “Renovação”, que busca promover a inserção social de jovens socioeducandos da Fundação da Criança e do Adolescente (Fcria), por meio da prática de esportes e realização de torneios de futsal. Na ocasião, também houve a entrega de certificados do curso profissionalizante de barbearia.

 

A qualificação é uma forma de habilitar os socioeducandos como profissionais e aumentar suas oportunidades de empregabilidade no mercado de trabalho. O incentivo às habilidades esportivas também é uma forma de inserir os adolescentes no convívio social de forma saudável, promovendo o fortalecimento de valores positivos. Nove adolescentes participaram do torneio realizado no Centro Socioeducativo de Internação Masculina (Cesein).

 

A juíza da Vara da Infância e do Adolescente da Comarca de Macapá, Laura Costeira, participou da programação e ressaltou a importância da profissionalização para que os adolescentes tenham oportunidades de um futuro melhor.

 

 

“O certificado é muito importante para a qualificação do jovem, que ao sair do Centro já terá uma profissão e poderá ingressar no mercado de trabalho. Além disso, ao deixar a internação, eles também vão ganhar um kit de barbearia para montar seu próprio negócio em casa, e assim começar uma nova vida. Ter uma profissão e praticar esporte são chances de recomeço”, concluiu a magistrada.

 

O torneio de futsal foi a segunda edição realizada pelo Cesein em parceria com a Secretaria de Estado de Desporto e Lazer (Sedel), a ação conta com uma equipe de profissionais aptos para fazer o treinamento esportivo.

 

 

“A Sedel trouxe troféus e medalhas para os ganhadores. É uma satisfação muito grande participar dessa iniciativa que incentiva jovens a desenvolver novas habilidades”, enfatizou o coordenador do Núcleo de Esporte e Rendimento da Sedel, Haylan Amanajás.

 

Para Beatriz Maciel dos Santos, mãe de um dos socioeducandos assistidos pela FCRIA, o curso de capacitação preencheu o lado profissional na vida do filho.

 

“Estou feliz pelo meu filho, pois o curso preenche a vida dele. Este incentivo é uma forma deles saírem daqui com uma profissão garantida. Isso é maravilhoso porque gera mais oportunidade no mercado de trabalho e eles podem montar o seu próprio negócio”, destacou a dona de casa.

 


Deixe seu comentário


Publicidade