Esportes

Promovido pelo Governo do Amapá, Festival Tal Pai Tal Filho tem família de carateca medalhista de ouro

Evento da Sedel segue até domingo, 8, em shopping na Zona Sul de Macapá


A relação entre pai e filho é única, ainda mais quando transcende os laços sanguíneos e encontra uma paixão em comum, a exemplo do esporte. No Amapá, o karatê transformou a vida Leyliel dos Santos, de 46 anos, e dos filhos Lucas dos Santos, de 10 anos, e de Leylianne dos Santos, de 24 anos. A modalidade conquistou a família que já é medalhista.

O trio está participando do Festival Tal Pai Tal Filho, promovido pelo Governo do Amapá, através da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel). As apresentações de karatê estão entre as 12 modalidades que podem ser visitadas ao longo da semana no Amapá Garden Shopping. A programação, que iniciou na segunda-feira, 2, segue até domingo, 8, para homenagear os Jogos Olímpicos e, principalmente, o Dia dos Pais.

O filho mais novo Luca, está dando os primeiros passos na modalidade, já Leylianne é faixa preta. A paratleta nasceu sem uma das mãos, mas isso não é problema para a amapaense, que já ganhou muitas medalhas tanto no karatê, como no taekwondo, sempre com o pai e professor ao lado dela.

“Gosto de ter um pai que também é o meu professor. Ele sempre esteve comigo. Por várias vezes ele foi o meu técnico nas competições e podia ter mil pessoas ao redor que, mesmo assim, eu só ouvia ele. Temos uma ótima conexão de pai e filha”, contou emocionada a carateca.

Leyliel conta que os filhos são o orgulho e os pilares do clube de karatê da família. O paizão comemorou a oportunidade de estar com os filhos no festival e poder incentivar outros pais a praticarem esportes.

“Eles são fontes de inspiração para mim e para outras famílias. Sou um pai muito feliz por tê-los comigo no karatê, praticando esporte juntos. O nosso clube é autossustentável, e é um orgulho ter atletas igual a Leylianne, que estão conquistando medalhas e ganhando bolsas do governo”, disse.

Leylianne que faz parte do ranking mundial dos 20 melhores parataekwondistas do mundo, conta com incentivo do programa Bolsa Esporte, do Governo do Amapá que em 2020/2021 garantiu mais de R$ 1 milhão de investimento no programa. Atualmente o benefício da suporte a 80 atletas e paratletas amapaenses de alto rendimento em modalidades individuais e coletivas.

O Festival Tal Pai Tal Filho traz uma semana repleta de atividades para os pais e filhos aproveitarem um momento de descontração e diversão só deles. As federações de atletismo, judô, jiu-jitsu, taekwondo, wrestling, karatê, tênis de mesa, xadrez, jogos eletrônicos, tiro com arco, badminton e paratletismo também são parceiras no evento e apresentarão as modalidades para o público no shopping.


Deixe seu comentário


Publicidade