Esportes

Sedel atende mais de 16 mil pessoas em competições esportivas e projetos sociais em 2019

Jogos escolares amapaense foi a maior ação esportiva da Sedel em 2019 e reuniu cerca de 15 mil pessoas em todo o Amapá.


Mais de 16 mil pessoas tiveram acesso a eventos, projetos e competições com o apoio da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) em 2019. Desde Jogos Escolares do Amapá e competições em nível nacional, como o Festival Paralímpicos e Jogos Escolares da Juventude (JEJ), este último em duas etapas, realizadas em Palmas (TO) e Blumenau (SC); e também a fase nacional do paralímpico disputado em São Paulo (SP).

Copa das Arenas

Projeto organizado pela Sedel reuniu, em 2019, um total de 33 equipes, sendo 22 masculinas e 11 femininas, com times de diversos bairros de Macapá e Santana. A competição contou, ainda, com mais de 700 pessoas entre atletas, técnicos e representantes de bairros.

Projeto Quinta Feliz

A parceria entre Sedel e a Universidade Estadual do Amapá (Ueap) realizou o Quinta Feliz, destinado a pessoas com idade a partir de 50 anos. O projeto já existe a 14 anos. As atividades são realizadas uma vez por semana em diferentes locais, com programações temáticas de entretenimento. Em 2019 o projeto alcançou cerca de 80 idosos.

Jogos Escolares

Composto de três fases, a competição reuniu cerca de 15 mil participantes entre alunos, professores e comissões técnicas das redes de educação pública e privada de todo estado. Na fase nacional das modalidades individuais a delegação amapaense esteve em Blumenau (SC) e lá conquistou 13 medalhas, sendo 5 de ouro, 2 de prata e 6 de bronze. Um total de 110 pessoas na delegação.

Já a etapa dos Jogos Escolares nas modalidades coletivas aconteceu em Palmas (TO), onde a delegação do Amapá contou com a participação de 147 integrantes, entre atletas, técnicos e dirigentes.

Festival Paralímpico

O evento ocorreu no ginásio Avertino Ramos e no Centro Didático Rosa Ataíde, reunindo cerca de 100 paratletas e serviu para selecionar os representantes do Amapá na fase nacional dos jogos.

Já na fase nacional a equipe paralímpica esteve presente em São Paulo para as disputas no Centro de Treinamento Paralímpico. A equipe foi composta por 39 integrantes, entre atletas, técnicos e staff. A delegação conseguiu um número impressionante de vitórias, trazendo 36 medalhas, sendo 25 de ouro.

Natal Solidário 

Na ação do Natal Solidário a Sedel esteve presente levando toda sua equipe para o conjunto Mestre Oscar Santos, onde atendeu mais de 900 pessoas entre crianças, adolescestes, jovens e adultos. No evento foi realizado distribuição de brinquedos, cestas básicas, atendimento de saúde e cidadania.


Deixe seu comentário


Publicidade