Esportes

Seis mil alunos de todo o Estado participarão dos Jogos Escolares 2017

São 113 escolas inscritas, cujas seletivas municipais iniciam no dia 1º de junho, começando por Oiapoque


Os alunos competirão em modalidades coletivas e individuais, incluindo paralímpicas.

A abertura oficial da edição deste ano dos Jogos Escolares acontecerá no próximo dia 9 de junho. Escolas públicas e privadas inscritas somam 113 em todo o Estado, com previsão de participação de aproximadamente seis mil alunos/atletas. A competição é promovida pelo Governo do Estado do Amapá e coordenada pela Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seed). O público alvo são estudantes das faixas etárias de 12 a 14 e de 15 a 17 anos.

Antes da abertura oficial dos Jogos Escolares, acontecerão os Congressos Técnicos de cada modalidade, dos quais os representantes das instituições de ensino participarão para que seja montado o cronograma de provas.

As modalidades são divididas entre olímpicas e paralímpicas, individuais e coletivas. As modalidades coletivas olímpicas são: futsal, basquete, handebol e vôlei. As individuais contemplam ciclismo, badminton, vôlei de areia, atletismo, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa e xadrez. As modalidades paralímpicas estão divididas em: atletismo, natação, bocha e golbol, sendo esta última coletiva.

O gerente do Núcleo de Esporte e Rendimento da Sedel, Olivaldo Nunes, ressalta que o número alcançado de participantes este ano é bastante expressivo e positivo. “A expectativa é que tenhamos bons jogos, visto que as escolas já estão envolvidas e preparando seus alunos. Esta competição representa um envolvimento social muito grande, uma troca cultural gigantesca e importante para o desenvolvimento destas crianças e jovens”, frisou.


Competições municipais coletivas

De 1º a 4 de junho acontecerá a etapa do município de Oiapoque. Nos dias 9 e 10 ocorrerá a seletiva no município de Serra do Navio. No dia 11 de junho acontecerá a etapa de Porto Grande. No dia 14 acontecerão as competições em Mazagão; em 16 de junho no município de Amapá e no dia 17 em Calçoene. Em Macapá e Santana as provas ocorrerão simultaneamente de 19 a 24 de junho. Nos dias 21 e 22 de junho acontecerá a etapa municipal de Vitória do Jari. Nos dias 24 e 25 de junho será realizada a etapa do município de Laranjal do Jari.


Competições individuais

Todos os atletas dos municípios deslocam-se para a capital para competir, subsidiados pelo Governo do Amapá. No dia 17 de junho será realizada a etapa individual na modalidade tênis de mesa. De 22 a 24 serão realizadas as provas individuais de atletismo. No dia 23 de junho serão realizadas as seletivas de Xadrez. No dia 24 as provas realizadas individualmente serão de: natação, badminton, bocha, golbol e ciclismo. No dia 1º de julho acontecerão as competições individuais de judô e luta olímpica.


Premiação
as competições municipais coletivas e individuais sairão os representantes do Estado para a etapa nacional dos Jogos Escolares.

Os vencedores estaduais em 1º e 2º lugar das modalidades coletivas e os três primeiros colocados nas modalidades individuais receberão medalhas como premiação, e suas respectivas escolas ganharão troféus. Todos os professores de educação física que acompanham os alunos receberão medalhas e certificado de participação no evento.

Ao fim da etapa estadual, a escola com maior número de alunos campeões e, portanto, melhor pontuada, também será premiada.


Etapa nacional

Para os alunos/atletas vencedores estaduais nas modalidades com faixa etária de 12 a 14 anos, a etapa nacional acontecerá de 12 a 21 de setembro, em Curitiba/PR. Para os competidores de 15 a 17 anos, a etapa nacional acontecerá de 16 a 25 de novembro em Brasília/DF. A etapa nacional paralímpica também acontecerá no mês de novembro, em São Paulo/SP.


Deixe seu comentário


Publicidade