Esportes

Talento amapaense no Fisiculturismo treina para competições locais e nacionais

Atleta cita dificuldades e pede apoio poder público e empresariado para o segmento do desporto que cresce bastante em todo o estado


Ivandro Jr. é um dos principais destaques do fisiculturismo amapaense

Apesar do pouco tempo de experiência na seara desportiva do Fisiculturismo, o atleta Ivandro Coelho Júnior, 18 anos, maranhense radicado há uma década no Amapá, já desponta como uma das grandes promessas dessa modalidade no estado do Amapá ao lado de outros atletas que só fazem aumentar o número de adeptos e praticantes desse esporte em Macapá e Santana – em maior quantidade, além de vários municípios do estado.

Embora tenha ainda uma carreira curta – apenas dois anos – no Fisiculturismo, Ivandro Jr., já é um atleta rodado na prática de esportes uma vez que, tendo morado por cerca de dois anos no Rio de Janeiro, foi skatista e atuou no futebol, nas divisões de base do Flamengo, até ser seduzido pelo novo esporte quando ainda era da base flamenguista, e mudar de modalidade esportiva e se tornar fisiculturista ao voltar a residir em Macapá.


Ao retornar para o Amapá, Ivandro passou imediatamente a se dedicar mais entusiasticamente ao Fisiculturismo justamente num momento em que esse esporte começava a crescer e se expandir na região norte e, particularmente, no Amapá. Em todo o estado são dezenas de praticantes em academias de musculação como a “Perfect Body” – de propriedade da Sra. Sara Núbia e na qual treinam o próprio Ivandro e uma grande quantidade de atletas treinam -, a “Monster Gym”, do professor e empresário Gustavo Mangani e a “Sorriso Fitness”, os fisiculturistas locais mantêm a forma e se preparam para os circuitos de competição.

Segundo o atleta, a “Perfect Body tem uma particularidade bastante interessante por se dedicar ao Fisiculturismo e apoiar os atletas que decidem por praticá-lo e encarar competições duríssimas e muito disputadas”. Os aficionados da modalidade também contam com profissionais capacitados e muito bem qualificados como Igor kauê, Rodrigo Costa e Hugo Hippolyte, que atuam na assistência técnica e física aos fisiculturistas em academias locais.


No âmbito das competições em nível local, Ivandro Jr. vem de grandes resultados na 1ª Copa Amapá de Fisiculturismo, ocorrida em 11 deste mês no SESI-Macapá e na qual obteve classificação em três categorias na vertente Men’s Physique: Estreantes (5º lugar); Juvenil (4º lugar) e Altura (2º lugar).os critérios de julgamento consideram aspectos como estética,condicionamento atlético, pose, entre outros e a pontuação é feita com base na comparação entre os atletas competidores.

Apesar de todo o êxito que vem obtendo e das possibilidades de vôos cada vez mais altos no futuro, Ivandro e seus companheiros se ressentem de apoio mais efetivo por parte do poder público e dos setores empresariais, principalmente em relação ao patrocínio de atletas para certames locais e principalmente nacionais. “Precisamos de apoio, nossos gastos são altos, a logística e alimentação também, a preparação para uma competição dura em torno de cinco meses e envolve outras categoria profissionais, os sacrifícios são enormes, quem não conhece não faz ideia do que temos que abdicar para manter a forma física e técnica e competir em alto nível”, concluiu o atleta.


Deixe seu comentário


Publicidade