Esportes

Time de goalball do AP viaja até Cuiabá em busca de vaga no brasileiro da categoria

Competição dá três vagas para a fase nacional


Composta por oito membros, a delegação amapaense masculina de goalball – esporte para deficientes visuais semelhante ao futebol – viaja para Cuiabá, no Mato Grosso, para disputar entre 12 e 15 de julho o regional Centro-Norte, que vai qualificar três equipes para o Campeonato Brasileiro da modalidade.

Os seis jogadores e os dois técnicos fizeram o último treino em Macapá nesta quarta-feira (11) e a expectativa é de otimismo quanto à competição. O elenco treina junto a dois anos e tem atletas com idades entre 21 e 39 anos. A equipe foi formada pela Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel).

– Uma equipe nova, são dois anos apenas de equipe. Participamos no ano passado da competição, mais por experiência, e agora eles estão mais bem treinados. São dois anos de preparação intensiva e nesse ano foi treino quase todo dia. E vamos sim brigar pela vaga no brasileiro – destacou o técnico Rodrigo Ikegami.

A competição em Cuiabá será disputada por 13 equipes do Norte e Centro-Oeste divididas em três grupos. Os amapaenses estão no Grupo A e estreiam nesta quinta-feira (12), às 17h.

Goalball
A modalidade é praticada apenas por deficientes visuais, e a bola, mais ou menos do tamanho de uma de basquete, tem guizos no interior.

O barulho destes sininhos é que orienta os atletas, e apenas quando a bola sai das mãos do arremessador é possível para a defesa determinar qual foi o tipo de lançamento escolhido.

Esta percepção, associada ao rápido reflexo do corpo, é fundamental para o bom posicionamento em quadra. A modalidade esteve presente na última edição das Paralimpíadas no Rio em 2016.


Deixe seu comentário


Publicidade