Esportes

Trem vence o Santos na final do Campeonato Amapaense 2021

Trem Desportivo Clube e Santos-AP terminaram a partida empatados e a decisão teve quer ser resolvida na cobrança de pênaltis, que garantiu a vitória da Locomotiva em cima do Peixe da Amazônia.

Compartilhe:
Fotos: Rosivaldo Nascimento

O confronto final entre os finalistas do Campeonato Amapaense de Futebol Profissional 2021 não poderia ser mais emocionante. Trem Desportivo Clube e Santos-AP terminaram a partida empatados e a decisão desta sexta-feira (24) teve quer ser resolvida na cobrança de pênaltis, que garantiu a vitória da Locomotiva em cima do Peixe da Amazônia.

O Trem saiu na frente e marcou os dois primeiros gols do placar com Alexandre aos 30 minutos do 1º tempo e Charles aos 6 minutos do 2º tempo. Quando a partida seguia estável para o Rubro-negro, Luciano marcou para o Santos aos 37 do 2º tempo e Bruno Limão empatou aos 45 com a cobrança de um pênalti.

 

Empate

Os clubes empatados precisaram decidir nos pênaltis quem levaria a vitória nesta noite. Pelo Trem bateram: Leo Rosa, Balão Marabá, Rony Taperaçu, Renatinho e John Maranhão, que fez o gol do título.

 

O Santos escalou para a missão: Mateus Rebé, Dedé, Jefferson Jari e Bruno Limão, que teve o pênalti defendido pelo goleiro Dida.

 

Fim do jejum

A comemoração tomou conta do gramado no Estádio Zerão e a Locomotiva conquistou a vitória do campeonato profissional após 10 anos de jejum, o que garantiu sua vaga na Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro da Série D e Copa Verde de 2022

 

“Quero agradecer primeiro a Deus, a gente tá muito feliz. Quero pedir ao empresariado local que acreditem e apoiem o futebol amapaense, nosso esporte é lindo e forte, essa festa é merecida”, ressaltou Socorro Marinho, presidente do Trem.

Sem troféu

Na noite desta sexta-feira, não houve entrega de troféu em cumprimento da decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol (STJD), que julga a reivindicação do Ypiranga pela vaga na semifinal no lugar do Independente, acusado de entrar em campo com jogadores irregulares.

 

O pleno do Tribunal de Justiça Desportiva do Amapá havia mantido o Independente na disputa, mas o Clube da Torre recorreu à instância superior.

 

“O relator do processo no Rio de Janeiro determinou que se fizessem as partidas, mas não se homologasse o resultado e nem distribuísse nenhum tipo de premiação até o julgamento, que ocorre na próxima quinta-feira (30). Uma vez mantida a decisão do TJD/AP, a Federação de Futebol promoverá uma nova festa para a entrega do troféu ao vencedor”, explica Helder Marinho, procurador da FAF.

 

Se o STJD acatar o recurso, os jogos entre Santos e Independente serão anulados e novas partidas realizadas com o Ypiranga em campo. Nesse cenário, o Trem disputa uma nova final.

 

Transmissões

A Federação Amapaense de Futebol é a realizadora do campeonato e para a retomada dos jogos, seguiu um protocolo de testes para detecção da Covid-19 em jogadores e equipes. Não houveram afastamentos por casos da doença durante a temporada.

 

“Foi um campeonato muito disputado e realmente marca a volta do futebol profissional após afastamento em tempos de pandemia. Os clubes se empenharam e nós trabalhamos para aproximar o torcedor dos jogos mesmo que não pudessem vir ao estádio”, disse o vice- presidente Netto Góes.

 

A FAF TV transmitiu todos os 27 jogos do Amapaense e, na grande final, foram registrados quase 3 mil acessos pela plataforma Elevem Sports.

 
Compartilhe:

Tópicos:  

Deixe seu comentário:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *