Geral

50,3% dos macapaenses vai quitar dívidas com 13% salário

Pesquisa do IPDC revela que destino do 13% salário será a quitação de dívidas pendentes.

 


O Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio do Estado do Amapá (IPDC), ligado a Fecomércio Amapá, realizou entre os dias 18 a 21 de novembro a pesquisa de intenção de compras do consumidor macapaense para o Natal de 2015. Nos quatro dias de entrevista, a equipe de pesquisadores do Instituto ouviu 500 potenciais consumidores que circulavam nos pontos de maior fluxo do centro comercial de Macapá. A expectativa é que as compras de final de ano movimentem cerca de 31 milhões de reais.

A pesquisa revelou que 77% da população Macapaense pretende ir às compras neste natal e que a intenção de compras desse ano é menor que a do ano passado, quando foi registrado 90% de intenção dos entrevistados. “Esse resultado reflete o atual momento em que o mercado se encontra, com retração de emprego, elevada taxa de juros e inflação, e também o nível de endividamento em que as famílias se encontram”, disse a gerente executiva do Instituto, Beatriz Cardoso.

“Ainda assim, os resultados podem ser vistos como favoráveis, pois o Natal é a data mais esperada pelo comércio e apesar das dificuldades, o consumidor está disposto a presentear”, enfatizou a gerente.

A pesquisa do IPDC apontou que 35% dos entrevistados que irão presentear pretendem comprar até quatro presentes. Aqueles que pretendem comprar até três somam 27%, e os que pretendem comprar apenas um representam 8%.

Presentes mais procurados

De acordo com a pesquisa, os presentes mais procurados serão: brinquedos (45%); calçados, bolsas e carteiras (30%); perfumaria (30%); vestuário (28%) e lembrancinhas, que aparecem com 22% na preferencia do consumidor.

Comemoração

Quase a totalidade da população (95%) pretende comemorar a data, e desses, 54% irá celebrar em casa, já 18% vai para a casa de parentes e 10% irá comemorar na casa de amigos.

Valor e forma de pagamento

Considerando que em média o consumidor macapaense irá comprar pelo menos três presentes, cerca de 38% dos entrevistados vai gastar mais de R$ 400,00 com as compras de natal, desembolsando um valor médio de R$ 170,00 por presente.

Os consumidores darão preferência para pagamento à vista (68%), mas o cartão de crédito também será muito utilizado (35%), estimulando as compras parceladas.

Local e dias de maior movimento

O centro comercial continua sendo o local preferido para as compras, apontado por 60% dos entrevistados.Mas as lojas de shopping center aparecem em segundo lugar na preferência do consumidor com 31%. O sábado e a sexta feira serão os dias de maior movimento no comércio.

Motivação para compra

Os cinco motivos que mais atraem a clientela são: promoções, preços, vitrine, qualidade dos produtos e variedade.

Utilização do 13º salário

A pesquisa também apurou o que o consumidor macapaense utilizará o 13º salário. Nesse ponto, a pesquisa que apontou que 50,3% dos entrevistados que terão o benefício irão utilizar para quitar dívidas, 17,1% vai aplicar na poupança, 16,8% vai investir em reformas da casa; 9,3% vai usar para viajar e 6,6% vai utilizar para comprar os presentes de natal.


Deixe seu comentário


Publicidade