Geral

Academia Amapaense Maçônica de Letras empossa novos membros

O projeto é publicar e divulgar trabalhos transformadores de mudanças e/ou melhorias no meio em que vivemos.



 

A Academia Amapaense Maçônica de Letras empossa nesta sexta-feira, 12, três novos membros para compor seu seleto quadro de acadêmicos. O cerimonial de posse ocorre no templo da Augusta e Respeitável Loja Maçônica Tiradentes 2599. Serão empossados Edvaldo de Azevedo Souza, Alexandre Gomes Galindo e Paulo Fernando Batista Guerra.

O ato cerimonial está a cargo do acadêmico Wellington Silva, cadeira Benjamim Constant, e a posse aos novos confrades é ritualisticamente declarada pelo presidente da Academia, Wilson José Queiroga de Souza, cadeira Lauro Sodré.

A Academia Amapaense Maçônica de Letras (AAML) foi fundada no dia 13 de setembro de 2008, fruto de inspiração idealizada pelo eminente irmão Raimundo dos Santos Lopes, Cruz da Perfeição Maçônica, que animado com a ideia se reuniu com os irmãos Fernando Canto, João Lourenço e outros. Juntos, discutiram como e de que forma deveria ser formada e administrada uma academia maçônica de letras, suas normas, regulamento, regimento interno, etc..

São membros fundadores da AAML, além dos já citados, Giovani Tavares Maciel Filho, Inácio Barroso da Rocha, Biracy de Jesus Guimarães, João Nobre Lamarão (falecido), Luiz Holanda de Souza, Manoel Sobral de Souza, José Damildes das Neves Tavares, Rogério Bueno da Costa Funfas e José Araguarino de Mont’Alverne (falecido).

A diretoria para o biênio 2015/2017 é composta pelos confrades Wilson Queiroga (presidente), Ulisses Santos (vice presidente), José Maria Barros Cardoso (secretário), Renato Rocha e Silva (tesoureiro), Wellington Santos da Silva (diretor de comunicação e bibliotecário). No Conselho Fiscal, como presidente, Lourival Pinheiro Borges, e membros José Damildes das Neves Tavares, Marcel de Souza Bitencourt, Reinaldo Cézar Miguel dos Santos e Luiz Alberto Azevedo Bezerra.

Atualmente as reuniões acadêmicas ocorrem nas dependências da Loja Maçônica Zohar, anexa ao templo da Loja Maçônica Tiradentes. Suas reuniões são mensais e ocorrem sempre no segundo domingo, com início às 9h. O começo de seu funcionamento se deu na residência de Raimundo dos Santos Lopes, localizada nas proximidades da praça Floriano Peixoto.

A AAML é formada por 33 cadeiras. Cada cadeira possui um patrono como forma de homenagear seus relevantes serviços prestados à Nação, bem como no campo da cultura maçônica e profana. Ela é composta por maçons do Grande Oriente do Brasil e da Grande Loja Maçônica do Amapá.

O projeto da academia é publicar e divulgar no meio maçônico e da sociedade trabalhos transformadores que possam imprimir, por exemplo, sugestões de mudanças e/ou melhorias no meio em que vivemos.


Deixe seu comentário


Publicidade