Geral

Aluna do Amapá vence a 5ª Olimpíada de Língua Portuguesa escrevendo o Futuro

Em cerimônia realizada em São Paulo nesta terça (13), a Fundação Itaú Social e o MEC anunciaram os 20 ganhadores desta edição, nos gêneros literários Artigo de Opinião, Crônica, Memórias Literárias e Poema


Foram conhecidos nesta terça-feira (13), em cerimônia realizada no Auditório Elis Regina, em São Paulo, os 20 estudantes vencedores nacionais da 5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, realizada pela Fundação Itaú Social em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). A aluna Ketlen Silva de Almeida, da escola Professor Irineu da Gama Paes, da cidade de Macapá, no Amapá, foi vencedora na categoria memórias literárias com o texto “Imagens no calor da tarde” e orientada pela professora Josefa Maria Taborda do Nascimento Silva.

São cinco ganhadores em cada gênero literário – artigo de opinião, crônica, memórias literárias e poema – selecionados entre os 152 finalistas que vieram à capital paulista. Vinte e oito professores foram premiados pelos melhores relatos de prática.

Desde o lançamento desta edição, em fevereiro, até a tarde desta terça-feira, foram dez meses de envolvimento de alunos e docentes com a produção de texto, escrevendo sobre o tema “O lugar onde vivo”. O programa teve a adesão das redes públicas de ensino de todos os estados brasileiros e de 4.874 municípios e recebeu mais de 170 mil inscrições nas categorias literárias.

Ao todo, foram enviadas mais de 50 mil redações divididas em quatro gêneros literários, de acordo com as séries: Poemas para alunos de 5º e 6º anos do Ensino Fundamental, Memórias Literárias para 7º e 8º anos, Crônica para 9º e 1º do Ensino Médio e Artigo de Opinião para os estudantes de 2º e 3º anos do Ensino Médio. Considerando as oficinas realizadas em sala de aula das quase 40 mil escolas inscritas, foram envolvidos mais de 5 milhões de estudantes.

“A festa de hoje premia um grande esforço de todos em prol do ensino da Língua Portuguesa no País, da formação do professor para a didática da produção de textos, do despertar do gosto do aluno pela escrita e da mobilização das equipes das escolas e das redes para que tudo isso aconteça”, comemorou a superintendente da Fundação Itaú Social, Angela Dannemann.

Nesse período, eles viveram momentos diferentes e especiais, à medida que avançavam nas diversas etapas de seleção dos textos. Quinhentos estudantes e seus professores chegaram às quatro semifinais realizadas em São Paulo, Porto Alegre (RS), Fortaleza (CE) e Salvador (BA). Conhecer uma nova cidade, ir à praia, assistir a uma peça de teatro, visitar um museu ou uma exposição, foram experiências inéditas para muitos deles, que puderam também conhecer e interagir com pessoas de diversas localidades, compartilhar suas histórias e descobrir os vários sotaques.

Os alunos vencedores, assim como seus professores receberam a medalha de ouro, um notebook e uma impressora. Suas escolas serão contempladas com dez computadores, impressora, projetor multimídia, telão de projeção e livros para a biblioteca. Os professores autores dos relatos de prática vencedores também levaram para casa um notebook.

Para além do concurso, o Programa tem o objetivo de aprimorar a didática dos docentes de Língua Portuguesa para desenvolver competências de escrita em seus alunos e contribuir com a melhoria do ensino público. A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro conta com a parceria da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e do Canal Futura.


Deixe seu comentário


Publicidade