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Amapá é o 24º estado no ranking de reclamações sobre serviços de internet em 2020

Portal Pode Comparar, especialista em telecomunicações, fez uma análise, com dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), sobre como evoluíram as reclamações em cada estado do país.

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O ano passado trouxe uma variedade de transformações para a sociedade mundial, atingindo os âmbitos econômicos, sociais e políticos. O vírus da covid-19 infelizmente ainda continua fazendo um impacto gigantesco na sociedade brasileira neste ano, muitas cidades e estados em fase vermelha, alterando todo o cenário do mercado de trabalho.

As atividades que poderão ser executadas remotamente, serão feitas, assim como em 2020. O impacto gerado por essa mudança é automaticamente uma dependência maior dos brasileiros pelo uso da internet, já que quase todas as atividades diárias passam por ela. Além de ser a principal ferramenta de trabalho, muitos estudantes também vão ter aulas remotas, aumentando ainda mais a necessidade do serviço.

 

 

Um dos resultados é o crescimento das reclamações nos serviços de internet e televisão. Com as pessoas em casa e dependendo mais desse serviço para sobreviver mentalmente, o brasileiro se queixou muito mais em 2020 que em 2019, no serviço de internet.

 

Para a televisão, o número caiu. Isso se dá pelo fato de muitos consumidores estarem migrando para as plataformas digitais. Veja a tabela comparativa entre os anos.

Com esse cenário em vista, o Portal Pode Comparar, especialista em telecomunicações, fez uma análise, com dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), sobre como evoluíram as reclamações em cada estado do país.

O raciocínio utilizado foi fazer uma razão de quantas pessoas utilizavam o serviço no estado (total de acessos de TV/Internet) e quantas reclamações tiveram em 2020 no estado, para ser uma proporção e não apenas números absolutos. Se apenas analisarmos número absoluto, sempre os estados mais populosos teriam a maior quantidade. Fazendo proporcionalmente, podemos ter um número mais adequado e representativo da situação em cada localidade.

 

O estado do Amapá obteve o 24º lugar no ranking nacional com 1,04% dos amapaenses que utilizaram o serviço de internet, reclamando do mesmo em 2020. Em número absoluto, foram 798 reclamações, um número muito baixo, mostrando a
qualidade do serviço. Confira os dados da pesquisa e os números apenas do estado do Amapá.

 

*Com informações do Portal Pode Comparar

https://podecomparar.com.br/

 
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