Geral

Amapá tem mais de 49% da população adulta negativada, diz Serasa Experian

De acordo com a instituição, o Amapá só fica atrás de outros dois Estados da região Norte


O Estado do Amapá é o terceiro do país com percentual de população adulta inadimplente, ficando atrás apenas do Amazonas e de Roraima. O população adulta inadimplente no Amapá chega a 49,4%, contra 57,7% do Amazonas e 50,0% de Roraima.

De acordo a Serasa Experian, o número de inadimplentes no Brasil se manteve estável em 63,8 milhões em novembro de 2019, com queda de 3,3% no volume total de dívidas atrasadas e negativadas no país. Em novembro de 2018, as dívidas somavam 234,4 milhões, o que representava 3,7 contas por CPF. Já em novembro/19, os compromissos financeiros não pagos caíram para 226,6 milhões, uma relação de 3,5 contas por CPF.

“A redução na quantidade de dívidas, em contraponto com a estabilização do número de pessoas inadimplentes no penúltimo mês de 2019, indica que as pessoas começaram a colocar o seu volume de contas atrasadas em dia, ainda que nem todas ao mesmo tempo, principalmente nas últimas ações de feirão de renegociação. Com a recuperação da economia, devemos ter também a redução no montante de pessoas com dívidas atrasadas nos próximos meses”, comenta Luiz Rabi, economista da Serasa Experian.

 

Telecom puxa queda no montante de dívidas no país 
A queda no montante de dívidas foi puxada principalmente pelo setor de Telecom, que apresentou redução de 2,4 pontos percentuais na representatividade das contas atrasadas na análise entre novembro de 2018 e 2019. Serviços apresentou a maior variação (0,8 p.p.), representando 9,4% do total no penúltimo mês do ano anterior. Bancos e Cartões têm a maior representatividade (28,1%) e tiveram variação positiva de 0,6 p.p., a mesma do Varejo no período analisado.

Na análise mensal, a redução no montante de dívidas foi puxada pelos segmentos de Telecom e Bancos e Cartões, que reduções na representatividade entre os meses de outubro e novembro de 2019. Apesar disso, houve aumento nos setores de Utilities (luz, água e gás), Varejo, Financeira e Serviços.

A população adulta inadimplente no Piauí representa 33,2% do total, a menor representatividade do país. O Estado tem pouco mais de 780 mil pessoas com contas atrasadas e negativadas. Em contrapartida, o Amazonas tem 55,7% daqueles acima dos 18 anos com alguma dívida negativada.

 

Experian
A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida – desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes – nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime. Ela emprega cerca de 17.500 pessoas em 44 países.


Deixe seu comentário


Publicidade