Geral

Apesar das convenções do fim de semana, partidos não registram candidaturas no TRE-AP

Aproximadamente mil pré candidatos fizeram cursos preparatórios no TRE-AP


Pelo menos até o começo da noite dessa segunda-feira, 1, nenhum partido tinha registrado candidaturas no Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) para as eleições municipais de outubro.

Em Macapá, Santana e outros munícípios do estado houve várias convenções partidárias, com definições de candidaturas para os pleitos majoritários e proporcionais, mas nenhuma sigla tomara a iniciativa de registrá-las, à espera de outras possíveis coligações ou adesões.

Entrevistado no programa Café com Notícia (Diário FM 90,9), apresentado por Ana Girlene, no começo da noite dessa segunda-feira, o próprio presidente do TRE-AP, desembargador Carlos Tork, foi o portador da informação.

O presidente explicou que o prazo para registro de candidaturas vão até às 19h do próximo dia 15.

Tork esclareceu que os pedidos de registro serão recebidos pelos juízes das zonas eleitorais, que vão deferir ou não a iniciativa.

Todos os processos de registros de candidatura serão julgados até 19 de setembro, em que pese a campanha eleitoral ter início em 16 de agosto.

O desembargador garantiu que o TRE está em condições de conduzir a contento as eleições municipais de 2016, e espera que os partidos e candidatos também, uma vez que o órgão realizou cursos preparatórios para filiados em partidos e pretensos candidatos. “Consegimos ter em nossos cursos aproximadamente mil pré candidatos”, revelou Tork.

O presidente fez questão de esclarecer que vereadores em busca da reeleição não podem usar assessores parlamentares em suas campanhas.

Apenas pessoas físicas, além do fundo partidário, podem colaborar financeiramente com o candidato em até 10% em cima da declaração do imposto de renda do ano anterior.


Deixe seu comentário


Publicidade