Geral

Audiência na AL discute segurança pública no Amapá

Deputado Ericláudio Alencar (PRB) preside audiência que será realizada a partir das 8h30 desta quinta-feira, 23



Tema recorrente em todas as esferas, a violência está presente no seio familiar, no trânsito, nas periferias e áreas nobres, nas escolas, enfim, em todos os lugares. Quando se fala em violência a primeira coisa que vem à cabeça é: polícia. Como se ela [a polícia] fosse o tema central do assunto.

Porém, diferente desse pensamento o assunto é bem mais amplo. Violência integra um sistema que precisa ser passado a limpo. Com base nisso, o deputado estadual Ericláudio Alencar (PRB) requereu à Assembleia Legislativa (AL) a realização de Audiência Pública para debater o tema.

A audiência ocorre a partir das 8h30 desta quinta-feira, 23, no plenário da AL com participação de representantes do aparelho de defesa do estado. “Será um momento para discutirmos as questões pertinentes ao assunto. Teremos especialistas que irão fazer uma explanação sobre as causas e efeitos da violência no Amapá, mas o que objetivamos é ouvir a população, ouvir o cidadão que sofre com isso todos os dias. Então, será o momento de dar voz ao povo”, destacou o deputado, na manhã dessa quarta-feira, 22, durante entrevista ao programa LuizMeloEntrevista (Diário 90,9FM).

Para o parlamentar, é necessária uma política efetiva de prevenção. “A prevenção se dá por meio de elementos essenciais como a educação, habitação e emprego, por exemplo. Se não temos isso, fatalmente teremos a violência estampada na sociedade. Então, precisamos discutir as políticas econômica, social e cultural. É necessário oferecer qualidade de vida ao cidadão e dotá-lo de capacidade para superar possíveis conflitos”, disse o deputado que também é delegado de polícia civil.

Ericláudio afirmou que o combate à violência entra na pauta de discussões e para isso ele convidou o secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Gastão Calandrine; o comandante geral da Polícia Militar, coronel Carlos Corrêa; delegada geral de polícia civil, Maria de Lourdes; e o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Marcelo Bispo.

“Não podemos deixar que a violência avance sobre a sociedade, que o poder paralelo se sobreponha ao Estado de Direito. Precisamos implementar uma política eficaz. Tudo o que for discutido e definido nesta audiência será incluído na Carta da Segurança Pública. Essas reivindicações e demandas serão apresentadas ao governador para providências urgentes”, assegurou o parlamentar, que é líder do governo na Assembleia Legislativa.

 


Deixe seu comentário


Publicidade