Última hora Polícia Política Cidades Esporte
Geral

Campanha Abril Laranja alerta sobre maus-tratos aos animais

O objetivo é prevenir ações de crueldade contra os pets.


Este mês é voltado para a campanha “Abril Laranja”, destinada à sensibilização e combate aos crimes de maus-tratos e crueldade com os animais. O objetivo é atuar junto à população com campanhas informativas e de conscientização sobre essas ocorrências e prevenir que situações, como abandonos e agressões, não ocorram.

 

A médica veterinária e coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Anhanguera, Nayma Picanço, detalha sobre as práticas de maus-tratos aos animais. “A crueldade contra os animais não é somente ferir ou mutilar o bichinho, há outras situações, como abandono, não dar comida e água em quantidades adequadas, manter o animal em ambiente muito pequeno, sem higiene ou deixá-lo exposto ao sol ou chuva, se configura em crueldade contra os pets pontua.

 

A pandemia do novo coronavírus trouxe impacto, também, na vida dos animais. O abandono e maus-tratos de cães e gatos cresceram neste período. Segundo ONGs de proteção animal, o aumento de denúncias foi de mais de 20%, no ano de 2020.

 

A médica veterinária lembra que durante a pandemia existiu um tabu que os animais, ainda, poderiam transmitir a COVID-19 para os humanos. “No entanto, estudos mostraram que os animaisnão desenvolvem e nem transmitem a doença. Nesta percepção equivocada muitos pets foram abandonados pelos seus tutores”, analisa.

 

É crime maus-tratos aos animais

A Lei 1.095/2019, sancionada em 29 de setembro de 2020, aumenta a punição para quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais. A legislação abrange animais silvestres e domésticos. A lei prevê, inclusive, prisão de dois a cinco anos, além de multa e proibição da guarda, àqueles que cometerem tal prática. Até então, a pena era apenas a detenção de três meses a um ano, além de multa.

 

Abril Laranja

O Abril Laranja foi instituído pela ASPCA, sigla em inglês que significa Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra os animais, em 2006, para alertar as pessoas sobre os maus-tratos. Após o lançamento, diversas outras cidades no mundo aderiram à campanha e utilizam o mês para ações de conscientização.


Comente