Geral

Campanha combate o tráfico de humanos no Amapá

Atividades fazem parte da campanha ‘Coração Azul’, mobilizada em todo o Brasil pelo Ministério da Justiça


Os órgãos de defesa do Amapá deflagraram nesta sexta-feira, 24, uma série de ações contra o tráfico de pessoas. As atividades fazem parte da Campanha Coração Azul, mobilizada em todo país pelo Ministério da Justiça (MJ). A programação foi montada em alusão ao Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, que foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 30 de julho de 2013.

Nacionalmente, a Campanha só inicia na próxima segunda-feira, 27. No entanto, as instituições responsáveis pela programação no Amapá decidiram antecipar as ações em razão dos eventos que reúnem grande concentração de público durante o mês de julho.

Uma ação educativa foi realizada às 7h no píer do bairro Santa Inês, às 7h, horário de início dos embarques com destino a Afuá (PA), onde ocorre o tradicional Festival do Camarão – cuja edição 2015 ocorre neste final de semana. Dados da Capitania dos Portos estimam que, em média, 12 mil passageiros partem de Macapá com destino ao município paraense.

“Estamos aproveitar essa grande concentração de pessoas, realizando panfletagem e um forte trabalho de conscientização, passando orientações aos viajantes, dicas de como evitar abordagens suspeitas, de como os criminosos envolvidos no tráfico humano agem, entre outras informações preciosas”, explicou Geise Huana Jucá, do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP) da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

Na segunda-feira, 27, às 9h, no auditório da Sejusp, ocorrerá a abertura oficial da campanha, com palestra educativa sobre o tema. Às 19h, holofotes serão acesos para iluminar de azul o Monumento Marco Zero do Equador, um símbolo de adesão do Amapá à campanha contra o comércio de seres humanos. Também às 9h de terça-feira, no auditório da Sejusp, será ministrada capacitação para agentes do Cram, Camuf e Sejusp. O mini curso é voltado à rede de atendimento às vítimas do tráfico de pessoas.

Uma ação com foco nos passageiros que embarcam no Terminal Rodoviário de Macapá, localizado no bairro São Lázaro, com destino à principal região fronteiriça do Estado, o município de Oiapoque está programada para a quarta-feira. As atividades acontecerão a partir de 9h e vão até a tarde. A ação educativa também será promovida no Aeroporto Internacional Alberto Alcolumbre, com panfletagem de material enviado pelo Ministério da Justiça. Às 17h, na Avenida Cândido Mendes, em frente ao Mercado Central, está prevista uma blitz educativa, marcando o encerramento da campanha.


Deixe seu comentário


Publicidade