Geral

Campanha de enfrentamento ao racismo e sexismo institucional

Defesa


O Instituto de Mulheres Negras do Amapá (Imena) lança nesta terça-feira, 18, às 10h, no Plenário da Assembleia Legislativa, a Campanha de Enfrentamento ao Racismo e Sexismo Institucional no Amapá, “Não Fique em Silêncio”. O lançamento da campanha ocorre através de uma iniciativa da deputada socialista Cristina Almeida (PSB), que solicitou à mesa diretora daquela Casa de Leis, espaço no tempo regimental da Sessão Ordinária Deliberativa do dia 18 de agosto.

O objetivo da campanha é estimular a discussão sobre o preconceito e a desigualdade, além de promover a reflexão e conscientização da população amapaense sobre a discriminação racial e suas consequências. A campanha também é resultado do Projeto Fala Nega, uma construção coletiva de mulheres negras amapaenses, onde as mesmas são protagonistas de suas próprias histórias. Desenvolvido em módulos o projeto objetivou instrumentalizar lideranças para o enfrentamento ao racismo e o sexismo institucional, através de um programa de promoção e informação.

O evento, contará com a participação de representantes de ONGs e instituições ligadas ao combate ao racismo e sexismo institucional, sociedade civil organizada, além dos movimentos sociais do Estado do Amapá. O racismo institucional permeia todas as áreas da vida, no entanto, tem sido difícil para a população negra levantar e discutir o assunto, já que ainda existe uma grande barreira instituída no país, frequentemente usada conservadores para descreditar ações afirmativas e políticas e leis direcionadas para o negro no Brasil.


Deixe seu comentário


Publicidade