Geral

Capiberibe pede intervenção federal na saúde pública do Amapá

Senador denuncia ‘situação calamitosa’ da área no Estado


O senador João Capiberibe encaminhou ofício ao ministro da Saúde, Arthur Chioro, pedindo “providências urgentes diante da situação calamitosa em que se encontra a saúde pública do Estado do Amapá”. De acordo com Capiberibe, o cenário necessita de atenção do Ministério da Saúde, “uma vez que a secretaria de Saúde do Amapá e o governo estadual nada fazem para modificar o atual estado de emergência”.

No ofício, o Senador comunica ao Ministro que o Sindicato dos Médicos do Estado do Amapá (Sindmed/AP) encaminhou denúncia e pedido de providências à secretaria de Estado (Sesa) e ao governo estadual, descrevendo o panorama alarmante em que se encontra a saúde pública local.

No documento, os médicos relatam que faltam medicamentos básicos como dobutamina, trombolítico e antibióticos em geral, além de luvas, máscaras, gaze, antissépticos, equipamentos para procedimentos cirúrgicos, exames de imagem, respiradores, leitos em UTI, salas de estabilização, enfermarias, médicos especializados e corpo de enfermagem. O Sindicato também ressaltou que o Hospital de Emergências de Macapá e o Hospital da Criança e Adolescente (HCA), estavam sem água há vários dias, levando os funcionários a lavarem suas mãos com soro fisiológico 0,9%.

“Os problemas não param por aí. O único Pronto Atendimento Infantil (PAI) de Macapá registrou o óbito de seis crianças em apenas uma semana, situação inadmissível que preocupa os médicos e enfermeiros que atendem no PAI. Recentemente foi amplamente veiculado na mídia o caso de Eloany Vitória Coutinho, criança de um mês e três dias, que falecida teve seu corpo incinerado por engano junto ao lixo hospitalar na maternidade Mãe Luzia, não permitindo aos pais enterrar a filha”, pontuou o parlamentar.

Ao finalizar o ofício, Capiberibe afirma que, diante do caos na saúde pública do Amapá, é preciso a intervenção do Ministério da Saúde com a intenção de modificar esse panorama: “Em atenção à gravidade e a relevância do assunto, e com o respaldo na competência a mim atribuída pela Constituição Federal de fiscalizar a Administração Pública, peço ao Ministério providências para solucionar os problemas denunciados pelo Sindicato dos Médicos do Amapá”.


Deixe seu comentário


Publicidade