Geral

Censo 2020 acontece entre agosto e outubro deste ano,informa IBGE

Mais de 211 milhões de habitantes e 71 milhões de endereços serão visitados nos 5.570 municípios

Compartilhe:

O Censo Demográfico 2020, maior operação de recenseamento já organizada no Brasil, será realizado no segundo semestre deste ano. Durante os três meses de operações, mais de 211 milhões de habitantes e aproximadamente 71 milhões de endereços serão visitados nos 5.570 municípios brasileiros, informa o IBGE.

A fase de coleta do Censo 2020, que compreende a aplicação dos questionários básico e da amostra, será realizada entre os meses de agosto a outubro. O questionário básico contará com 26 questões. Já o da amostra será aplicado em cerca de 10% dos domicílios particulares permanentes do país, o equivalente a cerca de 7,1 milhões. É um questionário mais detalhado, com 76 questões.

Características dos domicílios, identificação étnico-racial, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, deficiência, migração interna ou internacional, educação, deslocamento para estudo, trabalho e rendimento, deslocamento para trabalho e mortalidade serão os temas a serem investigados no Censo 2020.

 

Operação gigantesca
A previsão é a de que mais de 230 mil pessoas sejam contratadas, temporariamente, através de processo seletivo para os trabalhos de coleta de dados, supervisão, apoio técnico-administrativo e apuração dos resultados.
A estrutura de trabalho conta com 27 Unidades Estaduais, 560 Agências do IBGTE, 6,1 mil Postos de Coleta Municipais e 1.450 Coordenações Regionais. Serão utilizados 5.570 mapas municipais, 30 mil mapas de cidades, vilas e localidades e mais de 420 mil arquivos digitais e impressos dos setores censitários para orientar os recenseadores na sua área de trabalho.

A operação será totalmente informatizada, com a utilização de formulários na WEB e de equipamentos móveis para a coleta de dados, da Internet para o suporte de comunicações e tráfego de dados e de data centers de alto desempenho.

 

Como reconhecer o recenseador
O recenseador é o profissional que visita o domicílio, realizando a pesquisa de forma presencial ou gerando um código e senha para o questionário online. Todos os recenseadores, sem exceção, trabalham uniformizados e utilizam um dispositivo móvel de coleta (DMC), semelhante a um smartphone, na realização da pesquisa.

É importante exigir sempre a apresentação do crachá de identificação. Se julgar necessário, solicite também a apresentação de um documento de identidade. No site respondendo.ibge.gov.br é possível verificar a identidade de todos os entrevistadores do IBGE. Se preferir, ligue para 0800 721 8181. De acordo com a Lei 5.534, de 14 de novembro de 1968, as respostas ao questionário do Censo 2020 são absolutamente confidenciais e serão usadas exclusivamente no preparo de cadastros e séries estatísticas.

 
Compartilhe:

Tópicos:  

Deixe seu comentário:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *