Geral

CEU das Artes abre as portas para encontro de gestores de Toca

No encontro houve apresentações dos grupos Zimba, Herdeiros do Marabaixo e Explode Emoção



 

O CEU das Artes foi palco das atividades do projeto Ativação dos Territórios de Vivência, do Ministério da Cultura (MinC), onde estão inseridos os CEU’s de todo o país. Estiveram presentes os gestores e representantes dos Centros de Artes e Esportes Unificados dos estados de Tocantins, Pará e Amapá. Os temas abordados foram: obras; equipamentos e mobiliário; mobilização social; gestão compartilhada e ocupação. No encontro houve apresentações dos grupos Zimba, Herdeiros do Marabaixo e Explode Emoção.

Andrey Batista, um dos representantes do Grupo Gestor do CEU de Ananindeua (PA), previsto para inaugurar em dezembro deste ano, considerou positiva a experiência do CEU das Artes de Macapá. “Muito gratificante para nós conhecermos a experiência do centro da capital do Amapá, pois ele está sendo bem usado pela comunidade e isso comprova que deu certo. Vamos tentar fazer com que o de Ananindeua também tenha êxito”.

O coordenador de Projetos da Secretaria Municipal de Cultura de Ananindeua, Fernando Augusto Costa, destacou a importância do encontro. “Com essa oportunidade que tivemos de conhecer o CEU de Macapá, nos mostra que é possível vencer as dificuldades e executar atividades culturais e esportivas por meio dos centros”.

São chamados “Territórios de Vivência” as áreas de entorno, nas quais se estabelecem as redes socioculturais e o cotidiano da comunidade. O objetivo é fazer um levantamento para identificar pessoas, grupos, instituições e entidades que desenvolvem ações comunitárias, sociais ou culturais e podem contribuir para a ocupação do CEU das Artes, que tem como ponto de partida a mobilização social em seus municípios para formação de grupos gestores, que deverão orientar democraticamente sobre o seu uso e programação, visando promover a gestão compartilhada entre governo municipal, sociedade civil e comunidade local.

“Adorei conhecer a dança e as pessoas de Macapá. Agradeço a receptividade e apoio que recebemos. Aprendemos muito com esse encontro e o Grupo Gestor do CEU das Artes de Macapá tem tudo para dar certo”, ressaltou a coordenadora-geral de Mobilização Social da Diretoria de Infraestrutura de Cultura do MinC, Isadora Tami.

Ativações dos Territórios de Vivência
O Ministério da Cultura realiza seminários para familiarizar os gestores dos CEU’s com os temas abordados em oficinas de mobilização social, auxiliar nos processos de prestação de contas, formação do Grupo Gestor Tripartite, entre outras demandas, além de estimular a criação de uma rede de gestores e comunidades para intercâmbio de experiências, e o debate sobre os desafios encontrados na gestão compartilhada e no uso e ocupação do espaço.


Deixe seu comentário


Publicidade