Geral

CEU é palco de apresentações de grupos de toadas

O Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes) recebeu neste sábado, 10


Compartilhe:

 

O Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes) recebeu neste sábado, 10, durante todo o dia, seis grupos de dança de toadas de Macapá. A apresentação faz parte do projeto cultural e social desenvolvido pelo segmento, que mantém uma agenda itinerante anual de atividades, percorrendo todos os bairros da cidade, levando dança e a tradição do Boi Bumbá para as periferias e centros urbanos como forma de inclusão social e cultural aos mais de 400 jovens que integram o movimento.

Sandro Conceição, presidente da Associação dos Grupos de Boi Bumbá do Amapá, conta que existem nove grupos associados que mantêm um trabalho social forte com esses jovens, que ultrapassa a dança, envolvendo esportes, relações de amizade e uma produção fortalecida também no carnaval.“Todo final de semana temos apresentação em um bairro diferente.

Levamos nossa arte a públicos diversos e, ao mesmo tempo, tiramos das ruas esses jovens, que em sua maioria são de famílias carentes, porém, que têm uma capacidade criativa enorme. Prova disso, é que muitos dos nossos meninos e meninas são envolvidos no carnaval. Mas, de forma profissional, são contratados para os mais diversos postos dentro desse evento. Nosso movimento é muito forte, realizamos grandes festivais, que envolvem centenas, milhares de pessoas, entre integrantes e público”, relata Sandro.

Na programação deste sábado, no CEU das Artes, os seis grupos que irão se apresentar são: Raça Brasil, Troup Caprichoso, Essência da Amazônia, Amigos da Toada, Estrela do Norte e Troup Tribal. Sandro faz o convite: “Será um show de dança, cores e ritmos aberto para toda a comunidade. É importante conhecer outras culturas; e a toada é nossa, pois é do Brasil”.

 
Compartilhe:

Deixe seu comentário:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *