Geral

Clécio assina Carta de Intenções com Kourou e fortalece parcer

Nova reunião com autoridades guianenses ocorrerá durante o encontro da Comissão Mista Transfronteiriça



 

O prefeito de Macapá, Clécio Luís, cumpriu extensa agenda na Guiana Francesa. Acompanhado de uma comitiva amapaense de técnicos da Prefeitura de Macapá, Sebrae e Associação da Indústria e Comércio do Amapá (Acia), o prefeito participou de encontros com diversas autoridades guianenses para reafirmar interesse de cooperação entre a capital do Amapá e a região que hospeda a base de lançamento de foguetes e satélites da Agência Espacial Europeia (ESA).

A convite do prefeito de Kourou e presidente das Comunidades Espaciais, François Ringuet, o prefeito de Macapá prestigiou a inauguração da rotatória de entrada da cidade, cujo monumento representa a relação entre o povo guianense e o centro espacial do segundo município mais populoso da Guiana Francesa. Durante a solenidade, Clécio Luís parabenizou a Prefeitura de Kourou pela proposta que agora recepcionará os visitantes da cidade, e destacou a importância de estreitar a relação por meio de acordos de cooperação transfronteiriça, sobretudo, com vistas na inauguração da ponte binacional.

Em seguida, uma cerimônia na Prefeitura de Kourou marcou a assinatura da Carta de Intenções para cooperação entre Macapá e a região europeia. O acordo determinou um quadro de parceria ativa para o desenvolvimento de relações de solidariedade e cooperação entre as duas regiões, além de favorecer o intercâmbio econômico e tecnológico, organizando e apoiando atividades culturais, sociais e de turismo entre Macapá e Kourou. “Ainda temos desafios logísticos importantes para vencer, como a conclusão da rodovia e questões energéticas e de comunicação, mas que devem avançar nos próximos anos com possibilidades de parcerias e negócios de médio e longo prazo”, afirmou Clécio Luís.

Em discurso, o prefeito de Macapá ponderou que deve pedir auxílio à Prefeitura de Kourou para acessar fundos de financiamento europeu. “Sei que posso contar com a Acia e Sebrae no Amapá, que atuam com investimentos onde há vias de mão dupla, seja no público ou privado com negócios que se complementam. Somos fronteira com a Europa e essa Carta de Intenções produzirá bons resultados para o crescimento econômico de Kourou e Macapá”, enfatizou Clécio.

Intercâmbio comercial
François Ringuet destacou que há muitas áreas de interesse para a troca de serviços e a comercialização de produtos, e que a união entre os dois municípios possibilitará a expansão econômica e social. “Embora os avanços não dependam prioritariamente das prefeituras, podemos ver um horizonte de oportunidades e vamos otimizar essa relação com ações concretas”, disse o prefeito de Kourou.

Após a assinatura da Carta de Intenção, o prefeito Clécio Luís seguiu para a Câmara do Comércio de Cayenne (CCIG), onde reuniu com o presidente Richard Gabriel, conselheiros e representantes do Governo do Estado do Amapá, Acia e Sebrae. Na oportunidade, reafirmou o interesse em operacionalizar a cooperação entre as regiões e utilizar a relação para alavancar negócios, tendo em vista a exploração do petróleo, aumentando as expectativas de fortes relações comerciais. “Vamos dar caráter efetivo às cooperações e sustentação econômica a estas relações institucionais que devem ocorrer com mais frequência”.

Por fim, o gestor colocou a Prefeitura de Macapá à disposição da CCIG para dar incentivos necessários para que a realização de negócios possa acontecer, embora, boa parte dos entraves dependa do Governo Federal. Porém, o Amapá conta com o apoio de parlamentares como Randolfe Rodrigues e Davi Alcolumbre. A agenda na Guiana Francesa encerrou com o encontro com o presidente da Região da Guiana, Rodolphe Alexander e autoridades do 1º Conselho de Prefeitos das Comunidades Espaciais, que tratou sobre o fundo europeu P.O Amazônia, que disponibiliza mais de 300 euros em financiamentos.

O prefeito Clécio deve reunir novamente com autoridades guianenses durante o encontro da Comissão Mista Transfronteiriça, que deve ocorrer nos próximos meses em Macapá. O convite também foi feito oficialmente à prefeita Laure Phineira, durante breve recepção em Cayenne, onde Clécio Luís reafirmou interesse de cooperação, já apresentados em Carta de Intenções assinada no ano passado. “A abertura da ponte, naturalmente proporcionará relações entre as capitais, uma vez que cerca de 30 mil brasileiros, a maioria amapaenses, vivem na região guianense. Temos grandes chances de avançar em áreas como a cultura, turismo, esporte e economia”, avaliou o prefeito de Macapá.


Deixe seu comentário


Publicidade