Geral

Clécio Luís garante apoio ao resgate histórico e social da Pra

Prefeito de Macapá exige que revitalização tenha a participação dos moradores do entorno do local



 

O prefeito Clécio Luís e sua equipe técnica receberam dirigentes e conselheiros do Ypiranga Clube. O encontro, intermediado pelo vereador Nelson Souza, tratou sobre serviços de revitalização por parte da Prefeitura de Macapá e apoio ao regaste patrimonial da histórica Praça Nossa Senhora da Conceição, principal ambiente esportivo e de lazer do bairro Trem.

Na reunião, o líder da bancada do governo, vereador Nelson Souza, explicou a preocupação quanto à utilização do espaço, que é conhecido por receber jogos da tradicional Copa do Mundo Marcílio Dias. “Aqui estão pessoas que fizeram história na praça, que por longos anos prestou serviços desportivos e se tornou patrimônio para a comunidade, se tornando um verdadeiro celeiro de craques do futebol, e que estão preocupados com a perda da função social do espaço”.

A proposta dos dirigentes e do parlamentar é resgatar a ocupação original do ambiente, revitalizando o chamado campo I, com dimensões oficiais, dando funcionalidade ao espaço e cumprindo o papel social que deu origem à praça. O conselheiro Raimundo Espíndola lembra que o local que reuniu jogadores em treinos de clubes como Ypiranga, Juventos e outros, remonta um sentimento de saudosismo, mas acima de tudo, o dever de zelar e manter a história.

“Acreditamos que com a parceria da prefeitura voltaremos a ter um local onde os jovens possam reunir-se em treinos, envolvendo as escolas e as comunidades. Queremos o retorno do incentivo esportivo e que o campo volte a ser um celeiro de craques no Amapá”, relatou o conselheiro.

Após ouvir as reivindicações dos veteranos, o prefeito Clécio Luís falou sobre os serviços de limpeza no espaço, cuja ação já está em planejamento, e manifestou parceria quanto ao processo de alterações na arquitetura da praça, orientando que um movimento seja feito junto à comunidade do entorno para o envolvimento e participação de todos. “Se trata de um espaço que projetou atletas amapaenses e tem um significado importante para a história da capital, sobretudo para a comunidade do bairro Trem. Vamos restituir a praça e somar para o resgate da história e funcionalidade do patrimônio”, destacou o prefeito.

O conselheiro e ex-jogador do Ypiranga Clube, pastor Demias Dilermano de Oliveira, lembrou-se de sua história e vitórias a partir das reuniões e treinos no campo da Praça Nossa Senhora da Conceição, e agradeceu a parceria da prefeitura. “Temos a certeza de que vamos resgatar a devida finalidade do espaço, com incentivo ao futebol e com formação familiar aos jovens da comunidade”.

O vereador Nelson Souza propôs ainda que após a revitalização do local, um comitê gestor seja instituído e ocupado por pessoas que tenham legitimidade com a história da tradicional Praça Nossa Senhora da Conceição.


Deixe seu comentário


Publicidade