Geral

Conselho Seccional da OAB/AP pede afastamento de Paulo Campelo

O Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil no Amapá (OAB/AP) protocolou no início da noite desta terça-feira, 4, o pedido de afastamento do presidente da instituição, Paulo Campelo, apresentando graves denúncias contra o gestor que supostamente teria, entre outras irregularidades, promovido crimes de nepotismo e o mais grave, emitido carteiras da Ordem sem a autorização do Conselho.


De acordo com o vice-presidente da OAB/AP, Cassius Clay Carvalho, as irregularidades ferem uma série de dispositivos do Regimento Interno. “Temos documentos que comprovam contratações irregulares de pessoal, dentre outros atos ilícitos, sendo o mais grave o deferimento da inscrição de novos advogados, inclusive, com a emissão de carteiras da Ordem. Isso só poderia ser feito após minuciosa análise e autorização do Conselho, o que nunca existiu. Por estes e outros motivos estamos representando pelo pedido de afastamento do presidente Campelo”, disse Cassius Clay.

Já o secretário geral da OAB/AP, Davi Ivã Martins da Silva, afirmou que os atos do presidente poderão resultar em ações ainda mais enérgicas. “É algo extremamente grave, se não vejamos. No caso dos colegas que receberam as carteiras podemos afirmar que eles estão agindo no exercício ilegal da profissão. Isso é algo que também precisará ser discutido, afinal, se trata de um crime perante a Justiça, mas essas pessoas não podem ser punidas sem o direito à ampla defesa e o contraditório, assim como o presidente. Ele terá um prazo para se explicar e apresentar a defesa. Outro fator que deve se levar em consideração é que o presidente, mesmo notificado anteriormente em outra ação, expediu mais 24 novas carteiras. Por isso encaminhamos a denúncia ao Conselho Federal da Ordem”, concluiu.


Deixe seu comentário


Publicidade