Geral

Doação da praticagem permite abertura de leitos em Itacoatiara (AM)

Material foi entregue ao Hospital Regional José Mendes


Dando continuidade às doações realizadas pela praticagem no Brasil em 2020, práticos da ZP1 – que conduzem os navios que demandam os terminais nos rios da Amazônia – deram mais uma importante contribuição ao Hospital Regional José Mendes, em Itacoatiara, no Amazonas. Em 20 de janeiro, a unidade estava com todos os 96 leitos de Covid-19 ocupados, com pacientes de diferentes municípios da região.

Dessa vez, foram doados 40 fluxômetros, que conectam a rede e cilindros de oxigênio aos aparelhos; dez BiPAPs (equipamentos de ventilação não invasivos); 11 máscaras de respiração; e dez oxímetros; além de seringas e medicamentos. O total foi de cerca de R$ 90 mil.

Dos 40 fluxômetros, os 32 primeiramente recebidos possibilitaram a abertura de mais 18 leitos. Antes desse momento crítico da pandemia no estado, o hospital contava com 40 leitos. Hoje, são 96.

– Tivemos que ocupar com pacientes salas como as do RH e do Serviço Social. Atendemos pessoas de vários municípios. Por isso, agradeço imensamente a contribuição da praticagem, afirma a diretora interina da unidade, Silma Monteiro.

O Hospital Regional José Mendes conta com um tanque de oxigênio de 350 metros cúbicos, mas que só é suficiente para 24 horas. Devido à crise de abastecimento, o tanque chegou a ficar uma semana sem carga. Para sobreviver a essa situação, a unidade conta também com doações de cilindros que se somam ao tanque. Atualmente, há 195 cilindros.

No ano passado, a praticagem já havia feito uma doação ao hospital. Na época, foram entregues 15 mil luvas, 50 litros de álcool em gel, mil toucas descartáveis e mil máscaras de proteção. A atividade procura sempre contribuir com a comunidade onde está inserida. Itacoatiara fica a cerca de quatro horas de Manaus. Lá, os práticos embarcam nos navios que conduzem pelo Rio Amazonas até Macapá (AP).


Deixe seu comentário


Publicidade