Geral

Doação da praticagem permite abertura de leitos em Itacoatiara (AM)

Material foi entregue ao Hospital Regional José Mendes

Compartilhe:

Dando continuidade às doações realizadas pela praticagem no Brasil em 2020, práticos da ZP1 – que conduzem os navios que demandam os terminais nos rios da Amazônia – deram mais uma importante contribuição ao Hospital Regional José Mendes, em Itacoatiara, no Amazonas. Em 20 de janeiro, a unidade estava com todos os 96 leitos de Covid-19 ocupados, com pacientes de diferentes municípios da região.

Dessa vez, foram doados 40 fluxômetros, que conectam a rede e cilindros de oxigênio aos aparelhos; dez BiPAPs (equipamentos de ventilação não invasivos); 11 máscaras de respiração; e dez oxímetros; além de seringas e medicamentos. O total foi de cerca de R$ 90 mil.

Dos 40 fluxômetros, os 32 primeiramente recebidos possibilitaram a abertura de mais 18 leitos. Antes desse momento crítico da pandemia no estado, o hospital contava com 40 leitos. Hoje, são 96.

– Tivemos que ocupar com pacientes salas como as do RH e do Serviço Social. Atendemos pessoas de vários municípios. Por isso, agradeço imensamente a contribuição da praticagem, afirma a diretora interina da unidade, Silma Monteiro.

O Hospital Regional José Mendes conta com um tanque de oxigênio de 350 metros cúbicos, mas que só é suficiente para 24 horas. Devido à crise de abastecimento, o tanque chegou a ficar uma semana sem carga. Para sobreviver a essa situação, a unidade conta também com doações de cilindros que se somam ao tanque. Atualmente, há 195 cilindros.

No ano passado, a praticagem já havia feito uma doação ao hospital. Na época, foram entregues 15 mil luvas, 50 litros de álcool em gel, mil toucas descartáveis e mil máscaras de proteção. A atividade procura sempre contribuir com a comunidade onde está inserida. Itacoatiara fica a cerca de quatro horas de Manaus. Lá, os práticos embarcam nos navios que conduzem pelo Rio Amazonas até Macapá (AP).

 
Compartilhe:

Tópicos:  

Deixe seu comentário:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *