Geral

Em Santana, mutirão vai pintar e revitalizar faixas de pedestr

Serviços serão realizados no entorno das escolas municipais e estaduais



 

A Superintendência de Transporte e Trânsito (STTrans) da Prefeitura de Santana vai realizar, em junho e julho, a sinalização de 60 faixas de pedestres, a maioria no entorno das escolas publicas e em cruzamentos.

Segundo o diretor administrativo da Sttrans, Alexandro Soares, serão contempladas 41 escolas estaduais e municipais que desenvolvem projetos e programas de segurança no trânsito, serão revitalizadas as faixas de pedestres e colocadas placas de orientação em frente das escolas.

A circulação e a segurança dos alunos nas proximidades das escolas são algumas das principais preocupações dos pais e também dos responsáveis pela STTRans. Por essa razão, equipes da Engenharia e Trafego da STTRANS, já iniciaram um mutirão para pintar faixas de pedestres entorno de diversas escolas do município; os serviços serão realizado principalmente durante o horário da noite e se não chover.

Os Pontos já contemplados com esses serviços foram a escola Estadual da ilha de Santana, Cruzamento da Rua Ubaldo Figueira com Av Princesa Isabel e o Cruzamento da Av Dom Pedro com Salvador Diniz (em frente a caixa econômica).

A ação tem o objetivo de conscientizar os pedestres a atravessarem as ruas e avenidas da cidade por cima da faixa. A medida também tem como meta educar os condutores de veículos a respeitarem essa sinalização horizontal. “Acreditamos que campanhas educativas como esta possam conscientizar a população e os motoristas da cidade a termos um trânsito mais seguro e menos violento”, declarou o Superintendente Juraci Juca.

Com a pintura de 60 travessias de pedestres, a STTRANS lança o projeto “Pedestre, eu Cuido”, em alusão ao “maio amarelo”. O CTB (Código de Trânsito Brasileiro) resguarda a segurança do pedestre. “Os pedestres que estiverem atravessando a via sobre as faixas delimitadas para esse fim terão prioridade de passagem, exceto nos locais com sinalização semafórica”. A legislação determina que o motorista tem que esperar a pessoa concluir a travessia da rua mesmo quando o sinal verde abre.

Os pontos escolhidos para receber as faixas de pedestres foram aqueles com grande fluxo de pessoas, como proximidades de pontos de ônibus, cruzamentos sem sinalização semafórica. “Em geral, a maioria dos acidentes que ocorrem são fora das faixas de pedestres, segundo os especialistas em trânsito”.

A Sttrans Solicitou a Secretaria de Infraestrutura do município, para que realize o recapeamento e melhoramento asfáltica deste pontos que serão sinalizados.


Deixe seu comentário


Publicidade