Geral

Embaixada da França se compromete em ajudar para que base oper

Randolfe intensifica articulações e agenda encontro com o Embaixador do Reino Unido para tratar do assunto



 

A Embaixada da França está disposta a procurar a empresa francesa Total para intermediar um acordo que permita investimentos da empresa no Amapá durante a prospecção, produção e comercialização do petróleo, processo que deve durar 38 anos. Esse foi o resultado de um encontro entre o Encarregado de Negócios da Embaixada da França, Gael Maisonneuve com o senador Randolfe Rodrigues (PSOL), parte da bancada federal e o vice-governador, Papaléo Paes.

A mobilização política começou depois que a Total procurou a Federação das Indústrias do Pará (Fiepa) e o Governo do Pará para demonstrar interesse de instalar, em Belém, a base operacional da empresa que faz parte do consórcio vencedor da licitação para realizar a pesquisa petrolífera na costa do Amapá.

“As três etapas deste processo, que vai durar anos, serão na costa amapaense, no lote de pesquisa chamado de Foz do Rio Amazonas. Não é justo que não haja algum tipo de investimento local. Não podemos deixar isso acontecer”, reclamou Randolfe a Maisonneuve.

A preocupação do parlamentar é garantir os investimentos a curto, médio e longo prazo. “As cifras em dólar são bilionárias. Isso quer dizer que o Amapá alcançaria um padrão de riqueza capaz de torná-lo economicamente mais independente”, reforçou.

O representante francês disse estar disposto a discutir todas as reivindicações com as empresas do consórcio: “Vamos ter uma comissão mista em visita ao Amapá ainda este ano. Será um movimento de cooperação em que vamos abordar todos os assuntos que envolvem o Amapá e a França”.

Gael Maisonneuve disse ainda que a Embaixada tem uma posição muita clara em relação a pesquisa na Foz do Rio Amazonas: “Estamos aqui para ajudar todas as relações entre Brasil e França. O fato de termos uma relação mais estreita com o Amapá, por causa da fronteira, ajudará bastante. Vamos facilitar os contatos com as empresas francesas envolvidas no projeto. Faremos tudo que for possível para ajudar o Amapá”.


Deixe seu comentário


Publicidade