Geral

Equinócio das Águas é recebido com festa em Macapá

Foi celebrado com fogos, música, dança e a apresentação de rapel do Corpo de Bombeiros Militar



 

Os amapaenses e turistas que compareceram ao Monumento Marco Zero do Equador nessa sexta-feira, 20, puderam celebrar com uma grande festa a ocorrência do Equinócio das Águas. No momento exato do fenômeno, às 19h45, fogos, música, marabaixo e uma demonstração de rapel do Corpo de Bombeiros Militar no centro do obelisco, exaltaram o fenômeno.

A programação teve ainda a apresentação da Banda de Música do Corpo de Bombeiros e da Orquestra Filarmônica Equinócio das Águas. Segundo a secretária de Estado do Turismo, Syntia Lamarão, a participação do público no evento foi satisfatória. “Apesar da chuva, as pessoas compareceram, foi surpreendente o público. Nós ainda não temos números exatos de quantos visitantes passaram por aqui, mas, com certeza, atingiu a nossa expectativa”, afirmou.

Eliane Vasconcelos é de Recife. Recém chegada no Amapá, ela acompanhou pela primeira vez a mudança de estações no meio do mundo. “Estava torcendo pra não chover, pra poder vir prestigiar a festa. Acho muito importante essa valorização do equinócio”, relatou Eliane.

Por ter ocorrido à noite, o sol não pôde ser visto projetado na linha imaginária do equador, mas segundo meteorologistas, cerca de vinte dias antes e depois do fenômeno é possível que ele seja visualizado. Macapá é a única capital do Brasil de onde o equinócio pode ser contemplado.

Para o secretário de Estado das Relações Institucionais, Jorge Amanajás, esse é um fenômeno que pode se tornar uma atração para outros Estados e países. “O fenômeno do Equinócio pode ser potencializado como uma grande atração turística. Temos o privilégio de ser escolhidos por Deus como a sociedade que está no meio do mundo, que pode privilegiadamente ver o fenômeno no movimento aparente do sol”.

O Equinócio marcou a chegada do outono no hemisfério sul e da primavera no hemisfério norte. Após a ocorrência do fenômeno, a programação continuou com os cantores Cley Luna e Ramom Frazelle. Durante o dia o público teve a oportunidade de visitar o planetário que esclareceu o que é o Equinócio, e como acontece a mudança de estações nos dois lados do planeta.


Deixe seu comentário


Publicidade