Geral

Especialista dá dicas para economizar combustível

Realizar a manutenção do veículo é essencial para reduzir o consumo.


Com alta no preço dos combustíveis, os motoristas precisam buscar métodos que garantam a economia no consumo do automóvel. De acordo com o engenheiro e coordenador do curso de Engenharia Mecânica da Faculdade Fama, Alisson Sousa da Silva, um dos principais motivos para o aumento do consumo do combustível do veículo é a troca de marchas.

“Se você trocar a marcha antes do tempo ou se demorar muito, o consumo tende a aumentar devido ao trabalho que o motor tem que vencer para movimentar o carro e todas as demais peças. Existe um ponto ótimo para o funcionamento do motor considerando as cargas existentes no sistema: baixas, médias e altas. O ponto ideal de trocar se encontra entre as cargas médias e altas”, explica.

Fazer a manutenção do carro, segundo o especialista, além de evitar dor de cabeça também ajuda na hora de economizar combustível. “A manutenção tem impacto direto na performance do carro e no consumo de combustível. Quando o carro está em perfeitas condições técnicas ele acaba por disponibilizar para o seu usuário toda a sua capacidade. Entretanto, quando a sua manutenção não está em dia, como a troca de óleo, acaba por apresentar um acréscimo nas cargas existentes que o motor tem que vencer”, pontua.

O especialista acrescenta que quando o veículo não está lubrificado corretamente, o resultado é o aumento do seu atrito nas peças trazendo um consumo maior para a carga do motor e por consequência eleva o consumo do combustível.“Outra orientação é que muitos motoristas têm o costume de manter o carro em ponto morto, porém, além de comprometer a segurança dos ocupantes do automóvel, isso não gera economia”, ressalta.

O professor destaca outros pontos para você economizar combustível.

Confira:
Dirija de forma prudente: Dirigir o carro como se você estivesse num filme de corrida aumenta muito o consumo de combustível, além de ser perigoso para todos a sua volta. Por isso, evite ultrapassagens perigosas, acelere sempre de maneira suave e progressiva conforme o veículo aumenta a velocidade.

Ar-condicionado só quando necessário: Quanto mais tempo com o ar-condicionado ligado, mais combustível será gasto, em torno de 10% a mais que o normal.

Calibre os pneus regularmente: Quando os pneus estão descalibrados ou até murchos, existe um atrito maior com a via e o consumo de combustível pode aumentar em até 3%.

Confira regularmente a geometria da suspensão do seu veículo: Outro aspecto que envolve pneus e rodas, e que pode ajudar a elevar o consumo de combustível, é a geometria das rodas fora dos valores de referência recomendados, o correto alinhamento e balanceamento. Rodas desalinhadas provocam um aumento excessivo do atrito entre os pneus e a pista de rolamento, o que demanda maior energia durante o deslocamento. Isso é uma dificuldade maior para o carro se locomover, pois as rodas se arrastam, e também diminui a vida útil dos pneus, aumenta o risco de acidentes e o consumo de combustível.

Evite acessórios desnecessários: Eles podem aumentar seu consumo com combustível. Esses acessórios que alteram as características originais do veículo provocam mais resistência contra o ar, prejudicando a aerodinâmica e aumentando o consumo final.

Combustível de qualidade: Sempre abasteça em postos de confiança e caso note diferença de desempenho ou trepidações excessivas em marcha lenta logo após abastecer seu veículo, leve-o imediatamente ao seu mecânico de confiança e o informe do ocorrido.


Deixe seu comentário


Publicidade