Geral

Estudantes do Ifap entregam ‘ecofiltros’ a ribeirinhos de Lara

O ‘ecofiltro’ produzido pelos estudantes do Ifap foi finalista do Prêmio ANA 2014


Compartilhe:

 

Estudantes do curso técnico de Meio Ambiente do câmpus Laranjal do Jari do Instituto Federal do Amapá (Ifap) realizaram, com apoio da Fundação Jari e empresa EDP, a confecção e entrega de “ecofiltros” à comunidade ribeirinha de São José, próximo à Cachoeira de Santo Antônio do Jari. Contribuindo para melhorar a qualidade de vida das famílias, os filtros de água foram feitos com uso de baldes plásticos, tecnologia conhecida desde 2006 no Vale do Jari pelos agentes comunitários de Saúde de Laranjal do Jari e Monte Dourado. O ‘ecofiltro’ produzido pelos estudantes do Ifap foi finalista do Prêmio ANA 2014.

No período de um mês, todos os alunos da turma MAB 14.2, no componente curricular “Uso e Manejo de Resíduos Sólidos”, ministrado pelo professor Jefferson Brito, confeccionaram os 25 aparelhos entregues à comunidade. Para representar a turma no momento da entrega, foram escolhidas as estudantes Lilian Alves de Paula, Sabrina Santos Furtado e Simone Marques Lobato, que viajaram de barco acompanhadas dos funcionários da EDP e Fundação Jari Jamile Alves e Roberto Nascimento.

Durante a entrega, foi realizado um mutirão de pintura das casas dos ribeirinhos e um momento de brincadeiras e dinâmicas de grupos, enfatizando questões ambientais. Houve plantio e doação de mudas frutíferas. “A entrega do ecofiltro na comunidade São José foi muito importante, pois é uma comunidade ribeirinha bastante carente e com pouquíssimo acesso dos agentes de Saúde. O ecofiltro os ajudará bastante”, afirmou a estudante Lilian Alves de Paula.

 
Compartilhe:

Deixe seu comentário:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *