Geral

Festa de São Tiago deve levar cem mil pessoas à Mazagão

Festa foi iniciada nessa quinta-feira, 16, e prossegue até o dia 28. Ápice acontece dia 25 com encenação de batalha entre mouros e cristãos



O prefeito Dílson Borges (PMDB) revelou na manhã dessa sexta-feira, 17, no programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90.9), que a expectativa da organização das festividades de São Tiago é de um público entre 80 e 100 mil pessoas durante todo o período de realização do evento que começou nessa quinta-feira, 16, e prossegue até o dia 28. O ápice da festa acontece no dia 25 com encenação de batalha entre mouros e cristãos.

O prefeito concedeu entrevista exclusiva do município mazaganense para o repórter Elden Carlos.
“As festividades deste ano prometem um público recorde, por causa dos atrativos e do criterioso trabalho de organização do evento, que neste ano completa 238 anos. Convido a população de todo o Estado a vir a Mazagão para prestigiar essa festa gigantesca”, pontuou o Prefeito.

A Festa de São Tiago em Mazagão Velho inicia sempre na segunda quinzena de julho. O movimento maior se verifica nos dias 24 e 25, onde a programação refere-se a teatralização da lenda, montada pelos próprios membros da comunidade.

No dia 24, a partir das 15h, os emissários dos Mouros entregam presentes envenenados às autoridades cristãs. Há uma ladainha às 20h e uma hora mais tarde começa o “Baile de Máscaras”, efetuado pelos Mouros em regozijo à vitória que pensavam ter alcançado por causa dos presentes envenenados que enviaram aos chefes cristãos.

O dia 25 inicia com uma alvorada festiva às 04h. Às 6`h30 horas o Arauto sai pelas ruas da Vila convocando as figuras para o Círio. Às 08h ocorre o Círio de São Tiago e às 09h inicia uma missa solene. Ao meio-dia, o Bobo Velho sai às ruas para espionar os cristãos e é apedrejado por eles. Às 14h, acontece a saída do Arauto anunciando o início da representação da batalha entre Mouros e Cristãos. Depois, em ordem, encenam a tomada do estandarte, a descoberta e morte do Atalaia, a venda das crianças cristãos, a batalha entre as forças inimigas e o (“Vomonê”). Às 20h, ocorre o Recírio e, às 21h, outra missa seguida pela ladainha de São Tiago.

Nos dias 26 e 27, as crianças representam o mesmo espetáculo, montadas em cavalinhos de miriti (palmeira da região).

Ponte sobre o rio Matapi
Dílson Borges também falou sobre as obras da ponte sobre o Rio Matapi: “Os serviços já estão bem adiantados, com cerca de 90% da obra concluído. O problema maior reside na cabeceira da ponte, do lado de Santana, que por erro de engenharia desemboca numa área de charco (alagado). Mas o governador Waldez Góes determinou à Setrap (Secretaria de Estado de Infra-Estrutura) agilidade na realidade de um projeto complementar, que inclusive já está pronto, devidamente aprovado, e segundo o secretário Monterrozo (Odival/Setrap) os serviços vão iniciar de imediato, com previsão para conclusão total dos serviços até dezembro deste ano”.

Distribuição de alimentos
O prefeito de Mazagão destacou, também, a realização da I Conferencia Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional que está sendo realizada em Mazagão, com a participação de vários órgãos municipais, estaduais e federais. “Mazagão está vivendo um momento ímpar, com grandes realizações nas áreas social e de infra-estrutura. A Conferência em muito vai contribuir para a melhoria das condições de vida do nosso povo”.

Nesta sexta-feira, o prefeito Dílson Borges acompanhou a distribuição de alimentos na cidade: “Estamos desenvolvendo desde janeiro deste ano um trabalho em parceria com a Conab e todos os meses estamos distribuindo à população carente, beneficiando, também, unidades básicas de saúde e hospital do Município cerca de 15 toneladas de alimentos, entre os quais açaí, farinha, cerca de 500 galinhas, atendendo duas mil pessoas todos os meses, e hoje (ontem) a entrega coincide coma realização da Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional”.

Pavimentação
Dílson Borges comentou, também, sobre o trabalho de pavimentação de 14 km de vias na sede do Municípios: “O trabalho já iniciou, já está sendo feita a terraplanagem. Esta obra tem um diferencial: o asfalto é completo, Istoé, com drenagens superficial e profunda, calçadas, linhas d’água, sinalização vertical e horizontal. Aproximadamente 70% das vias da cidade serão asfaltadas. A obra já é realidade e vamos concluir ainda neste ano”.

Reportagem: Elden Carlos
Texto: Ramon Palhares
Foto? Elson Summer


Deixe seu comentário


Publicidade