Geral

Fornecedores começam a entregar medicamentos oncológicos

Após pressão do governo



 

Começam a apresentar resultado positivo algumas medidas tomadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) com relação às empresas que não entregaram os medicamentos para abastecer a farmácia da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon). Os medicamentos vitais para o tratamento dos pacientes com câncer já começaram a desembarcar no Estado.

Além de solicitar à Procuradoria Geral do Estado (PGE) que acionasse judicialmente as quatro empresas, a Sesa entrou em contato direto com os laboratórios Pfizer e Merck, responsáveis pela fabricação dos medicamentos oncológicos, e informou o problema. De imediato os laboratórios comunicaram às empresas que, caso persistissem na demora da entrega, sem motivo justificável, seriam descredenciadas.

No dia último dia 15, uma das empresas efetuou a entrega de ampolas de Furosemida. Na quinta-feira, 16, desembarcaram na Coordenadoria de Assistência Farmacêutica (CAF), Vimblastina, Mitodano e Alfa Interferona. A remessa maior de medicamentos já está a caminho por vias aérea e terrestre.

Outra situação resolvida refere-se a uma empresa que enviou um documento solicitando o cancelamento de dois itens, devido a problemas técnicos. A Sesa chamou a segunda colocada no processo de compra emergencial para concluir a compra e os medicamentos serem repostos o quanto antes.

“O importante é que estamos avançando nesse impasse que se instalou sobre a entrega desses medicamentos. Não iremos medir esforços para que nossos usuários tenham uma saúde de qualidade. Por outro lado, a parte burocrática muitas vezes dificulta o resultado imediato”, disse o secretário de Saúde Pedro Leite.

A Sesa já trabalha no processo regular de licitação – que será por meio de Pregão Eletrônico com Sistema de Registro de Preço – para abastecer por um ano as farmácias da rede hospitalar do Estado, incluindo a farmácia da Unacon.


Deixe seu comentário


Publicidade