Geral

GEA e Mtur discutem abuso sexual de menores

Enfrentamento


A Setur reuniu o trade turístico e a sociedade civil no Palácio do Setentrião para uma palestra com representantes do Mtur, do Ministério da Saúde, e da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho de Macapá (Semast), que abordaram as principais formas de enfrentar o problema.

Para a secretária de Estado do Turismo, Syntia Lamarão, o evento reforçou a importância da ação conjunta de todos os órgãos e os demais setores responsáveis para diminuir o índice de ocorrências: “A nossa sensibilização é para que essas crianças, que estão vulneráveis a essa situação, tenham proteção e uma vida sem violência. Hoje, o turismo é altamente afetado por esses casos, por conta disso a importância da efetivação de todos os parceiros na prevenção da exploração sexual”.

O Ministério do Turismo coordena o Programa Turismo Sustentável e Infância (TSI), que tem como objetivo prevenir e combater o abuso sexual de crianças e adolescentes no turismo. O coordenador geral de Proteção à Infância do Mtur, Adelino Neto, palestrou sobre as formas de como os setores devem fazer para participar nas ações.

“O Mtur vem trabalhando para colocar o Brasil no eixo correto. Em diversos países de primeiro mundo, o turismo é a principal atividade econômica, por isso nós estamos reforçando a rede para a prevenção do ‘turismo sexual’, que não é turismo, é crime” ressaltou o palestrante.

A exploração sexual de crianças e adolescentes é crime e a lei brasileira não penaliza somente quem pratica, mas também quem facilita ou age como intermediário. Por conta disso, é inaceitável que os equipamentos turísticos sejam utilizados para exploração ou abuso sexual.

Programa Turismo Sustentável e Infância
Criado em 2004, o programa Turismo Sustentável e Infância tem como objetivo trabalhar a prevenção e o enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes em todos os níveis do turismo brasileiro, desenvolvendo, através da atividade turística, proteção ao meio ambiente, redução da pobreza e das desigualdades regionais, por meio da criação de empregos e geração de renda.


Deixe seu comentário


Publicidade