Geral

Governo inicia formulação da nova diretriz para expansão da es

O conselho vai receber essas informações, acompanhar o andamento da produtividade para, a partir daí, junto com a universidade, regularizar os cursos



 

O governo começou a construir o modelo de uma nova diretriz que definir as medidas para expandir administrativa e estruturalmente a Universidade do Estado do Amapá (Ueap).

As mudanças, que devem resultar em melhorias como a construção de um amplo e novo campus e aumento do quadro de professores, foram discutidas diretamente com governador Waldez Góes, que recebeu representantes do Conselho Estadual de Educação e da reitoria da instituição, durante encontro no Palácio do Setentrião, na quinta-feira, 2.

Atualmente, a Ueap está em processo de finalização de um plano emergencial. O modelo aprovado pela gestão e comunidade, agora entrará em execução, com aumento de infraestrutura, novos contratos e reformulação da administração.

O governador afirma que este plano é um pacto de Estado, em trabalho conjunto. “Enquanto isso, estamos retomando as tratativas estruturantes. Tivemos que rever o projeto da construção do novo campus, por exemplo, para que não esteja em desacordo com a comunidade universitária”, garante.

Segundo o reitor da Ueap, Perseu da Silva Aparício, serão alugados dois novos prédios para os cursos da universidade, com grandes estruturas, de três e quatro andares, cada um, e com infraestrutura de acessibilidade. Além disso, a instituição terá um novo prédio para o administrativo, onde serão concentradas todas as atividades do setor, construindo celeridade aos processos.

Conforme o reitor, também haverá um novo espaço para almoxarifado e arquivo, levando em conta a ampliação da universidade e a necessidade de guardar sua história. No Campus 1, o principal da universidade, haverá mais um espaço para a criação de novos laboratórios e início da construção da biblioteca. “Hoje estamos em dois prédios e um almoxarifado e vamos aumentar para três prédios de ensino, um administrativo, um almoxarifado, além de um prédio do Núcleo Tecnológico, com máquinas para o curso de Engenharia de Produção e Engenharia Química”.

O prazo é que as adaptações comecem ainda neste semestre e que, os alunos estejam, em 2016, nos novos prédios.
Para o reitor, a reunião foi produtiva e oportunizou que o GEA receba as novidades dos entes interessados da educação superior e que os representantes tenham voz, fazendo um pacto de união pelo crescimento da universidade. “A Ueap tem um papel fundamental no novo planejamento do Estado. Essa comunicação entre os gestores e governo é sempre benéfica para todos”, afirma.


Deixe seu comentário


Publicidade