Geral

Ifap dá posse à primeira Comissão Própria de Avaliação

Órgão colegiado



 

O reitor do Instituto Federal do Amapá (Ifap), Emanuel Alves de Moura deu posse aos integrantes da primeira Comissão Própria de Avaliação (CPA) da instituição. Eleita para o biênio 2015-2016, a CPA é órgão colegiado de natureza consultiva, deliberativa e normativa, no âmbito dos aspectos avaliativos acadêmicos e administrativos integrados ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. No ano passado, também foram eleitos pela comunidade interna do Ifap os componentes das subcomissões dos câmpus Laranjal do Jari e Macapá, que serão empossados em cada câmpus.

Emanuel de Moura lembrou aos componentes que a primeira atribuição da CPA é conduzir os processos internos de avaliação do Ifap, mas também deve propor e avaliar as dinâmicas, procedimentos e mecanismos internos da avaliação institucional, dos principais segmentos da comunidade acadêmica, dentre eles, os cursos, o desempenho dos estudantes, de egressos, dos docentes, estudo de evasão e outros, além de estabelecer diretrizes e indicadores para organização dos processos internos de avaliação e encaminhar recomendações às instâncias superiores da instituição. “A CPA deve nortear o processo avaliativo sobre a nossa instituição”, resumiu.

A CPA deve ainda acompanhar os processos de avaliação desenvolvidos pelo Ministério da Educação, realizando estudos sobre os relatórios avaliativos institucionais e dos cursos ministrados na Instituição, bem como formular propostas para melhoria da qualidade do ensino, da pesquisa, da pós-graduação e da extensão desenvolvidos na instituição, com base nas análises e recomendações produzidas nos processos internos de avaliação e nas avaliações realizadas pelo MEC.


Deixe seu comentário


Publicidade