Geral

III Fórum Mundial: trabalho interdisciplinar destaca sítio arq

Trabalho apresenta análise mineralógica do zigurate resgatando a questão histórica, arqueológica e astronômica de Calçoene



 

A participação do Instituto Federal do Amapá (Ifap) no III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, em Recife (PE), teve como destaque os trabalhos do Grupo de Pesquisa em Religiosidades Aplicadas às Humanidades (Gprum). Na apresentação realizada no Centro de Convenções de Pernambuco, a estudante do 4º ano do curso de Mineração do Campus Macapá Brenda Gomes apresentou o sítio arqueológico AP CA 18, no município de Calçoene-AP.

O trabalho apresenta uma análise mineralógica do zigurate calçoenense resgatando a questão histórica, arqueológica e astronômica do município, relacionando com análise mineralógica da região. A análise das rochas e do solo de Calçoene realizado pelo estudo da aluna corresponde ao aspecto interdisciplinar da pesquisa.

Para Brenda, foi uma experiência enriquecedora apresentar o trabalho em um evento do porte do Fórum Mundial. “É uma realidade local, um sítio pouco conhecido ate mesmo no Estado, até mesmo as pessoas que moram no município não conhecem o sítio que fica na sua localidade”, destacou a estudante.

De acordo com o orientador do trabalho e líder do Gprum, professor Ricardo Nogueira, o destaque da pesquisa é o resgate da cultura cunanine, o desenvolvimento do mapa astral para marcar o equinócio, os solstícios de inverno/verão e os tipos de materiais utilizados para a construção. “O resultado foi alcançar a relação de interdisciplinaridade do trabalho, pois conseguimos vincular uma aluna do curso técnico de mineração com a pesquisa científica” afirmou.

Segundo Nogueira, a pesquisa foi satisfatória pela realização da análise do solo e aplicação dos conteúdos de sala de aula à atividade de pesquisa de campo. O objetivo do trabalho de Brenda foi buscar a integração entre a mineração, o sítio arqueológico e cultura local, conta orientador.

O Gprum é um Grupo de Pesquisa cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) certificado pelo Instituto Federal do Amapá (Ifap) e desenvolve suas atividades no Câmpus Macapá desde 2012.


Deixe seu comentário


Publicidade