Geral

Inflação está controlada em Macapá, aponta IPC do 1º trimestre

Segundo a pesquisa, o indicador fechou em 3,79 %, índice abaixo do limite de 4,5% estabelecido para a economia brasileira no acumulado dos últimos 12 meses.


A inflação na capital amapaense ficou dentro do limite considerado controlado pelo Banco Central do Brasil (BC) até o 1º trimestre de 2019. É o que aponta a pesquisa mensal de preços da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), divulgada recentemente.

O estudo monitorou, durante os três primeiros meses do ano, os preços de 352 estabelecimentos comerciais de bens e serviços, dentre lojas, supermercados, mini boxes, mercearias, feiras, escritórios e restaurantes.

Segundo a pesquisa, o Índice de Preço ao Consumidor – indicador econômico que mede a inflação – fechou em 3,79 %. O índice macapaense ficou abaixo do limite de 4,5% estabelecido pelo BC para a economia brasileira no acumulado dos últimos 12 meses.

Para o economista Antônio Teles, que é secretário estadual de Desenvolvimento das Cidades, os números confirmam que a inflação está estabilizada no Amapá – já que a capital é a maior referência no índice.

“A demanda por consumo ainda está muito retraída em razão do processo recessivo econômico, que ainda tem efeitos no Brasil todo, o que acaba ajudando a controlar o índice. O Brasil está com a inflação estabilizada”, afirmou Teles.

Vilões

Apesar disso, houve alta no preço dos alimentos em Macapá, que elevaram a 41,03% do salário mínimo o valor da cesta básica oficial. Os vilões foram o tomate, que subiu 12,9% nos três primeiros meses do ano; e o feijão, que saltou 42,3%. Eles apresentaram crescimento nos três meses seguidos do período.

Segundo Teles, os produtos apareceram mais caros devido à sazonalidade da produção, que é menor no período. A previsão é que nos próximos meses os indicadores recuem, devido ao aumento da produção.


Deixe seu comentário


Publicidade