Diário Política

Início do ano é período vantajoso para recolocação no mercado de trabalho

Especialista faz recomendações para se destacar em entrevistas de emprego


Business situations. People in the office

Reconquistar espaço no mercado de trabalho pode ser mais fácil nos três primeiros meses do ano. Segundo a contadora e coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Anhanguera, Émilin Côrte, esse período é marcado pela busca de empresas que estão atrás de talentos para atingir objetivos específicos, como novas metas e resultados anuais.

“Início do ano é propício para novas oportunidades de trabalho, período para começar projetos, contratar e reestruturar o quadro de colaboradores. O trabalhador deve estar de olho neste cenário e aproveitar o momento. Nesta época pode surgir vagas na área de Ciências Contábeis, quando acontece a entrega de diversas obrigações acessórias das empresas e a proximidade da declaração de imposto de renda de pessoas físicas, abrindo chances também para estágios”, pontua.

 

A especialista seleciona cinco pontos a serem levados em consideração antes de pleitear um novo emprego. Confira:

Fique online!
Na era digital, a tecnologia deve estar aliada aos potenciais do candidato e, por isso, é preciso que haja o cadastro nos principais sites com vagas disponíveis, participar de grupos e de comunidades relacionados ao mercado de trabalho e atualizar as redes sociais de perfil profissional.

 

Leia notícias!
As discussões que fazem parte de entrevistas de seleção abordam assuntos da atualidade e a melhor forma de manter-se informado é com a leitura dos principais veículos de comunicação. É importante que haja uma rotina e organização para ler jornais e portais, ter conhecimento da atualidade.

 

Prepare o currículo!
As informações profissionais devem estar expostas de maneira a valorizar sua trajetória. “Inclua toda informação relevante sobre suas últimas experiências e os cursos. Esse documento é a porta de entrada para o mercado de trabalho, por isso é necessário investir um tempo na sua atualização para que todos os dados estejam corretamente preenchidos”, ressalta.

 

Valorize contatos!
Um bom networking pode potencializar a carreira e auxiliar no retorno ao mercado de trabalho. “Muitas oportunidades surgem quando conversamos com ex-colegas de trabalho ou curso. Isso faz com que as pessoas saibam que você está procurando emprego e lembrem do seu nome quando tiverem que indicar alguém para uma vaga”, complementa.

 

Seja confiante!
A autoestima vale como uma maneira de conquistar a atenção de recrutadores. “A autoconfiança é um hábito que precisa ser estimulado regularmente. Quanto mais você praticar atitudes que contribuam para o alcance dela, mais autoconfiante você se tornará em seu trabalho, em suas rotinas, na realização de seus projetos. Confie no seu potencial e acredite em seus objetivos”, finaliza.


Deixe seu comentário


Publicidade