Geral

Instalação do Comando da Brigada ampliará o contingente

 

ESTADO PODE RECEBER MAIS DE 3 MIL MILITARES ATÉ 2031



 

O Comandante do 34º BIS revela que, com a instalação do Comando da Brigada Foz da Amazônia, em Macapá, que comandará os batalhões de infantaria dos estados do Amapá (34º BIS), Pará (2º BIS) e Maranhão (24º BIL – Batalhão de Infantaria Leve), a previsão do contingente do Exército no Amapá chegue a mais de 3 mil homens até o ano de 2031. “Na prática, com a implantação do Comando da Brigada, que ocorrerá até 2017, nós já teremos esse número, considerando o contingente dos três estados. Com essa Briga nós traremos um maior contingente da inteligência do Exército para o Amapá”, prevê o Coronel Alexandre Ribeiro de Almeida.

Atualmente, de acordo com o Comandante, o Exército possui, no Amapá, um total de 870 homens, dos quais 230 estão baseados em Clevelândia do Norte e 30 na Vila Brasil. Desses, 185 são recrutas.

“É importante esclarecer que o que está sendo construído aqui é o Comando da Brigada, que abrange três estados, que vai possibilitar, de imediato, a ampliação em cerca de 300 homens o contingente do Amapá. A Brigada é uma grande unidade, que tem sob sua subordinação vários batalhões, cujo efetivo é de 3 mil a 5 mil homens”, explica o Coronel.

Além do aumento significativo do número de soldados e oficiais, a Brigada da Foz do Amazonas trará para o estado militares especialistas em engenharia militar, telecomunicações, medicina e outras áreas.

O Comandante afirma que hoje, só no Amapá, o Exército recebe quase 8 mil jovens a cada novo alistamento, porém apenas 200 são absorvidos pelo Exército. “Os demais, infelizmente, ficam como combatentes dispensados, uma realidade que deve mudar com a implantação da Brigada”, comemora Alexandre Ribeiro.

“As conquistas sociais são muito grandes no Amapá e projetamos ampliá-las, marcando a presença do Exército Brasileiro no estado em todas as áreas, paralelamente à nossa missão de proteger a Pátria. Atualmente, o Exército investe constantemente na otimização de sua operacionalidade e do seu profissionalismo, adestra-se, prepara-se, transforma-se para, junto com a sociedade a qual se encontra amalgamado, dar respostas dissuasórias pelo Braço Forte, e de amparo pela Mão Amiga”, disserta o Comandante. (RP)


Deixe seu comentário


Publicidade