Geral

Marília Góes recebe deputado paraense para processo de legaliz

No amapá e no pará



 

A deputada estadual Marília Góes (PDT) recebeu em seu gabinete, na Assembleia Legislativa (AL) o deputado estadual paraense, Júnior Ferrari (PSD). O encontro faz parte de uma agenda de trabalho proposta pela deputada para discussão a cerca da legalização da madeira de várzea das ilhas do Pará que abastecem o mercado madeireiro do Amapá. Gestores das pastas de meio ambiente e desenvolvimento rural do Estado, bem como representantes do comércio de madeira e móveis, acompanharam a reunião e irão compor o grupo de trabalho que tratará do assunto.

A madeira de várzea é aquela que cresce em áreas próximas às margens do Rio. Cerca de 80% da madeira vendida aos amapaenses vem das ilhas do Pará. O problema desse comércio, é que a madeira que vem do estado vizinho não é legalizada, sendo assim, o comerciante amapaense que compra o produto para beneficiamento, venda ou produção de móveis, também o faz de forma ilegal.

Jeremias Azevedo, vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Madeira do Amapá, falou sobre essa problemática: “a grande maioria da madeira comprada vem do Pará, mas por ela ser ilegal são constantes as apreensões do nosso produto e as multas recebidas quando constatada a irregularidade. A culpa não é do comprador amapaense que precisa do material para tocar o seu trabalho, mas da falta de legalização do lado de quem nos vende a madeira. Por essa razão, esse grupo de trabalho é uma esperança para nosso setor”.

Trabalhadores de estâncias do Canal do Jandiá, Pedrinhas e Santana estiveram presentes. Segundo o sindicato, eles representam cerca de quatro mil famílias envolvidas diretamente no comércio da madeira em todo estado.

Planos de manejo comunitários são a forma mais eficaz e menos burocrática para a legalização dessa madeira comercializada, mas a construção desses planos exige, além de disponibilidade técnica do Governo do Pará, uma decisão política entre os gestores do executivo.
A proposta deste grupo de trabalho é levantar soluções que possam ser apresentadas aos governadores Waldez Góes, do Amapá e Simão Jatene, do Pará, a partir da união de esforços entre as Assembleias Legislativas de cada estado. Por esse motivo a inclusão do deputado paraense Júnior Ferrari no grupo de trabalho.


Deixe seu comentário


Publicidade