Geral

Ministério Público promove nova capacitação sobre de mediação

‘MP COMUNITÁRIO’



 

O Ministério Público, por meio do Programa MP Comunitário, realizou o curso de Mediação de Conflitos a professores e diretores de escolas, estudantes, presidentes de associações e lideranças comunitárias, no auditório do Complexo Cidadão Zona Norte.

Foram inscritas cerca de 100 pessoas, organizadas em duas turmas (manhã e noite), em função da grande procura por parte dos interessados. Entrega de certificado aos concluintes.

Aplicado na modalidade básica, parte teórica, restando aplicar a parte prática, que consistirá na atuação do aluno em 10 mediações supervisionadas, o curso está com nova estruturação, e consoante com as regras da Lei da Mediação (13.140), promulgada pela Presidente Dilma, em 26 de junho de 2015. Esta nova lei veio regulamentar a atuação dos mediadores no âmbito do judiciário, da administração pública e na relação entre particulares (extrajudicial). Promotor André Araújo na abertura do curso.

O promotor coordenador do MP Comunitário, André Araújo, falou sobre a importância da Mediação como alternativa para a resolução de conflitos: “A mediação é uma das principais atividades desenvolvidas pelo MP Comunitário, e com excelentes resultados. Ela proporciona soluções mais duradouras e menos desgastantes aos conflitantes, prevenindo violências e restaurando relações”.

Para Neii Nunes, que já atuou como mediadora voluntária no Núcleo de Mediação do bairro Brasil Novo, no período de 2009 a 2011, a atividade trouxe muitas informações novas, e agora se sente mais preparada para retornar ao atendimento de conflitos no núcleo.

No segundo semestre, serão aplicados os cursos de Mediação Avançada, Mediação Coletiva e Comunitária e o de Multiplicadores de Mediadores, certificados pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do MP e ministrados pelos facilitadores José Villas Boas, Ana Góes, Carlos Picanço, Diana Leal e Kairon Almeida.


Deixe seu comentário


Publicidade