Geral

Ministro das Minas e Energia garante manutenção da Eletronorte

Sucursal corria o risco de passar a ser subordinada da usina de Tucuruí, no Pará



 

Os senadores Randolfe Rodrigues (PSol-AP) e Davi Alcolumbre (DEM-AP), prefeitos e representantes dos sindicatos do Amapá participaram de audiência com o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, em Brasília, para debater assuntos de interesse do estado.

Durante a reunião, o ministro se comprometeu a manter a Regional da Eletronorte no estado. A surcusal corria o risco de, por vontade da diretoria da empresa, passar o controle da Regional para subordinação da usina de Tucuruí, no Pará. A surcusal deixaria de ser regional, e perderia a importância da Eletronorte no Amapá.

Para Randolfe, essa é uma grande conquista para o povo amapaense: ”A revindicação dos trabalhadores dessa empresa, que estava sobre ameaça de continuação, é compreendida. A surcusal é fundamental para o Amapá, pois foi lá que a Eletronorte começou na Amazônia. Saímos da audiência com o compromisso do ministro de que a Eletronorte no Amapá não será fechada. E essa é uma vitória para todos”, afirma.

Luz para todos
Durante a reunião também foi debatido a situação do programa Luz Para Todos no Amapá. O programa, que leva energia elétrica para a população rural, está atrasado. No município de Serra do Navio, onde um total de 508 domicílios estavam previstos para serem contemplados, apenas 150 foram atendidos até 2014. Em Vitória do Jari, dos 1.636 previstos, apenas 375 foram atendidos até 2014 pelo programa.

Eduardo garantiu ainda, que posteriormente fará um contrato com a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) para atender o programa. Além disso, o ministro garantiu a renovação da concessão da CEA.


Deixe seu comentário


Publicidade