Geral

Parceria elabora programação do ‘Dia D’ no Amapá

Inclusão de deficientes no mercado de trabalho


O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa (AL), deputado Pedro da Lua (PSC) reuniu com representantes de diversos órgãos do estado, entre os quais o Ministério Público do Trabalho, a superintendente do Ministério do Trabalho, Joelma Santos, e a secretária de Trabalho e Emprego do Governo do Amapá, Marciane Santo. Nas pauta, a elaborar programação para o ‘Dia D’, a ser realizado na data de 25 de setembro próximo.

O evento tem por objetivo geral promover a inclusão das pessoas com deficiência no mercado formal de trabalho em um dia de atendimento exclusivo para esse público e como objetivos específicos: fortalecer as políticas de empregabilidade para as pessoas com deficiência; possibilitar a aproximação entre trabalhadores com deficiência e as empresas e ampliar os números de trabalhadores com deficiência no mercado formal de trabalho.

De acordo com Joelma Santos, o ‘Dia D’ pretende dar visibilidade a esta significativa parcela da população, promovendo a inclusão social e profissional das pessoas com deficiência e dos beneficiários reabilitados. Ela lembra que a Lei Federal n. 8.213/91 obriga as empresas com mais de 100 empregados a incluírem pessoas com deficiência (PcD) ou beneficiário reabilitado no seu quadro de funcionários efetivos.

“O Ministério do Trabalho e Emprego atua para que essa contratação se dê da melhor maneira possível, incentivando e cobrando das empresas sua responsabilidade legal e social, de modo a proporcionar às pessoas com deficiências e aos beneficiários reabilitados o acesso a uma vaga no mercado de trabalho em igualdade de oportunidades”, explicou a Secretária.

Pedro da Lua prometeu que vai contribuir com a organização do evento, mobilizando a imprensa, produzindo vídeos e material de divulgação do evento, sensibilizando e a população para a importância da inclusão no mercado de trabalho dos portadores de necessidades e beneficiários reabilitados.


Deixe seu comentário


Publicidade