Geral

Parceria garante qualificação profissional a estudantes da EJA

No auditório do Sebrae, a formatura foi marcada por depoimentos cheios de emoção



A noite de quinta-feira, 5, ficará marcada na lembrança dos 147 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Eles receberam os certificados dos cursos profissionalizantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), fruto da parceria entre Prefeitura de Macapá e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/AP). No auditório do Sebrae, a formatura foi marcada por depoimentos cheios de emoção de educadores e alunos que dia a dia superam todo tipo de dificuldades para formar pessoas e buscar melhoria na qualidade de vida através da educação.

A equipe do departamento da EJA, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), preparou uma solenidade singela, que reuniu alunos e familiares, diretores, professores, técnicos e gestores da Semed, Senac, Senai e do Sebrae. A formatura marcou o encerramento dos sete cursos que iniciaram em novembro de 2014 e encerraram em fevereiro de 2015, capacitando os alunos nos cursos de artesão de pintura em tecido, promotor de vendas, manicura e pedicura, confeccionador de bijuterias, maquiador, recepcionista e agente de limpeza e conservação.

Eles são os primeiros da EJA que tiveram a oportunidade de cursos profissionalizantes, por isso a emoção em cada fala. “Nós, professores, somos testemunhas de cada etapa que os alunos vencem e passam para conquistar um curso de capacitação. Em sala de aula não somos somente professores, mas psicólogos, pastores e até mesmo fazemos papel de pais, aconselhando e motivando os alunos a persistirem no sonho deles. Cada formando está construindo a sua história. Esse é o momento de vocês, talvez muitas pessoas tenham duvidado de que pudessem chegar até aqui. Vocês mesmos, muitas vezes duvidaram de si, mas vocês conseguiram, e eu só tenho a agradecer por ter sido parte deste momento”, disse o professor Márcio Carreira, do curso de Agente de Limpeza e Conservação (Pronatec/EJA).

Representando o Senac, a diretora de Educação Profissional, Robenize Jucá Hyacinth, deixou uma importante dica aos formandos. “Valorizem essa formação, o trabalho de vocês. Vocês buscaram capacitação, ultrapassaram muitas dificuldades, então se posicionem como profissionais, não trabalhem de graça, porque o objetivo do Senac é proporcionar uma renda extra às pessoas. Desde 2012 atendemos uma demanda considerável da Semast, e para gente foi uma satisfação atender a Semed. São parcerias que fazem com que a gente possa realizar atividades de sucesso.”

Emocionada também ficou a secretária de Educação, Antônia Costa Andrade, que destacou o exemplo de persistência deixado pelos alunos da EJA, que em sua maioria são adultos e idosos. “Temos que contar esses exemplos, porque às vezes a escola está ao lado da nossa casa e a gente não entra. Todos revelaram a importância de se buscar uma qualificação profissional para mudar sua vida. Foram quatro meses de curso, com sacrifícios, mas que hoje estão sendo recompensados. Temos alunos que iam a pé, de rabeta, de bicicleta, de muito longe, mas que não foram vencidos pelas dificuldades. Não há idade para se aprender e buscar conhecimento”.


Deixe seu comentário


Publicidade