Geral

Pedra Branca pede ajuda do governo para combater dengue e malá

A prefeitura de Pedra Branca do Amapari vai pedir ajuda ao governo do Amapá.



 

A prefeitura de Pedra Branca do Amapari vai pedir ajuda ao governo do Amapá para combater os casos de dengue e malária na cidade. Segundo a secretária de Saúde, Maraina Martins, houve aumento significativo nos últimos dois meses. Ela afirmou que a secretaria já está concluindo o balanço de registros das doenças.

A secretária admite que as autoridades temem que haja a proliferação dos agentes transmissores das doenças, os mosquitos Aedes aegypti e Anopheles durante o período das chuvas: “Nós já havíamos feito esse pedido anteriormente, mas fomos informados de que as equipes da Defesa Civil e da secretaria de estado da Saúde (Sesa) estavam em Oiapoque combatendo a febre chikungunya. Enquanto essa ajuda não vem, estamos realizando ações de controle vetorial, como o borrifamento de veneno e a visita dos agentes às casas e ações educativas com recurso próprio”.

Para a secretária, apesar do aumento dos casos, o quadro não é considerado alarmante a ponto de a prefeitura decretar estado de emergência. Ela alertou à população para que ajude no combate aos agentes transmissores das duas doenças, fazendo a limpeza dos quintais e evitando deixar expostos objetos que possam acumular água parada. “Estamos planejando um mutirão para este mês, que deverá iniciar nos bairros onde há maior indício das doenças. É importante ressaltar que não adianta a prefeitura fazer a parte dela e o habitante não colaborar com a ação”, concluiu Maraina.


Deixe seu comentário


Publicidade